(Jozivan Antero – Patosonline.com)
O automóvel Volkswagen, modelo Gol, locado a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) para prestar serviços de fiscalização pelas ruas do Município de Patos, foi multado por excesso de velocidade enquanto trafegava no KM 334 da BR 230, por volta das 13h00, no dia 24 de Setembro de 2015.
O veículo foi flagrado pelo radar fixo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que está instalado na BR 230 na zona urbana da cidade de Patos. A multa é considerada média, mas consume 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo.
Em contato com o coordenador de transportes da STtrans, Damião Oliveira, a reportagem foi informada que a multa se deu porque os Agentes de Trânsito estavam em perseguição a um mototaxista que realizava serviço sem regulamentação do órgão. Damião disse que o veículo não está imune a ser multado nessas condições, pois a perseguição ao infrator foi necessária.
O coordenador disse que vai recorrer da multa, pois, no caso em questão, o excesso de velocidade, que foi considerado médio, se faz necessário em veículos de fiscalização em vias públicas. “É um fato raro, mas acontece em casos como o ocorrido”, relatou Damião.
Comentário do programa – Se conseguirem provar que estavam perseguindo um infrator, podem até conseguir anular a multa, apesar de ser um caso claro de invasão da jurisdição alheia, já que a BR230 é jurisdição da Polícia Rodoviária Federal. Em todo caso, o excesso de velocidade não deixa de ser um péssimo exemplo. Neste caso seria bom sabermos quem era o motorista. E a STTRANS deve ter um protocolo de saída dos seus veículos para saber quem os dirigiu. (LGLM)