Com relação à violência na cidade de Patos. Nós estamos diante de um problema social de muitas facetas. A violência não é um “privilégio” apenas da cidade de Patos, embora as estatísticas alarmantes, sejam uma prova de que algo está errado. A polícia tem agido, a maioria dos crimes tem sido desvendados, mas a prevenção tem falhado. Só que prevenir só é possível se atacadas todas as causas. Pelo que se sabe, a droga, seja pelo tráfico, seja pelo uso, é um dos fatores que mais contribuem para a violência em Patos. Então o combate às drogas (tráfico e uso) é primordial para combater os alarmantes índices de violência. E para isso é importante que a comunidade participe dando à polícia todas as informações de que dispuser. Alguns anos atrás, uma pessoa amiga, me pediu que denunciasse, a amigos meus da polícia, um filho dela que estava enveredando pelo tráfico de drogas. O rapaz foi preso na época, ficou com medo e vinte anos depois ainda está vivo.
Se você ainda não fez a sua prevenção contra o câncer de próstata, ainda está em tempo. A Secretaria de Saúde do seu município deve estar promovendo a Campanha Novembro Azul durante a qual você terá toda facilidade para fazer prevenção contra esta e outras doenças que acometem o homem. Eu já venho fazendo esta prevenção há vinte anos, mas desta vez mudei de Urologista. Antes eu era atendido em João Pessoa, pelo Dr. Osório Abath, este ano fui atendido em Patos, pelo dr. Antonio Segundo Neto. Como tenho plano de saúde, fui atendido no próprio Consultório de Dr. Segundo, no Medical Center, próximo ao Terreiro do Forró. Durante a campanha, que vai até o final do mês, a rede de saúde municipal de Patos dispõe de profissionais que atendem nos postos médicos e encaminham para o Frei Damião, nos casos em que seja necessário o atendimento por um especialista.
O novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos-ACIAP, José de Sales Martins (Diniz), tomou posse na tarde da última quinta-feira, ocasião em que concedeu uma entrevista à imprensa e destacou o compromisso que terá frente à entidade, bem como a importância que a mesma tem para cidade de Patos. “Sabemos da nossa responsabilidade e o nosso propósito é continuar mantendo a credibilidade e tendo a valorização dos nossos sócios, ainda mais quando estamos buscando formas de passar por essa crise”, comentou. Por sinal, fruto de uma iniciativa nascida na ACIAP na administração de Osvaldo Mota (que a dirigiu por seis mandatos) já está funcionando em Patos a SICOOB – Espinharas, (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários da Região Metropolitana de Patos), importante estabelecimento bancário à disposição dos nossos empresários neste momento de crise, sob presidência de Bivar Rufino de Lucena, colega nosso aposentado do Banco do Brasil.