Galeria da década de 40 está desmoronando no centro da cidade de Patos (veja comentário)

By | 29/11/2015 3:59 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Uma galeria construída na década de 40 começa a dar sinais de desgaste e traz preocupação e prejuízos em pleno centro da cidade de Patos. A galeria de águas pluviais está desmoronando e as pedras usadas nas obras estão soltas causando afundamento do calçamento e do asfalto.

A citada galeria atravessa um trecho grande do centro da cidade. A situação pode ficar mais complicada no período chuvoso, pois o desgaste das paredes e a força das águas deverá causar mais desmoronamento.

De acordo com informações, alguns prédios do centro foram construídos sobre a referida galeria e em outros pontos esta foi desviada de forma descontrolada. Para piorar a situação, a galeria que deveria apenas receber águas das chuvas atualmente recebe também esgotos e vez por outra devido a obstrução dá retorno para alguns imóveis do centro.

No cruzamento das Ruas João da Mata e José Genuíno uma parte cedeu após obstrução trazendo transtornos na localidade. O comerciante Hibraim Brito, proprietário de lanchonete, disse que o problema vem perdurando há bastante tempo e os seus clientes estão se afastando do estabelecimento comercial devido à fedentina. No início da semana, um automóvel caiu em um buraco e teve prejuízos.

Na manhã desta quinta-feira, dia 26, funcionários da Secretaria de Infraestrutura do Município de Patos retomaram as obras de recuperação no trecho danificado na Rua João da Mata.

A galeria serve de escoamento das águas no período chuvoso, mas se percebe inundações em trechos do centro, pois a obra já não mais consegue dar conta da demanda e se faz necessária à expansão do sistema ou mesmo mudança total na área.

Comentário do programaUma galeria construída na década de quarenta é no mínimo da minha idade e não é novidade que esteja desmoronando. Aliás ela só não afundou antes por que os prefeitos da época faziam serviço para demorar a acabar. Se você pensar na diferença entre o que passava por dentro dela e por cima dela, há setenta anos (quantidade de águas servidas e peso de caminhões) vai concluir que ela já deu o tinha que dá e morre com dignidade. Cabe aos poderes, o cuidado de recuperá-la para ver se os consertos só se tornem necessários daqui a pelo menos trinta anos, o que duvido muito, pois tem delas construídas por aí há menos de dez anos e que já estão afundando. Pena é que a prefeitura é lenta na recuperação destas galerias como atestaram vários contribuintes que comentaram a notícia do Patos Online. É agilidade que devemos cobrar da administração municipal. O melhor fiscal do mundo é o povo. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *