Longe dos holofotes desde a sua aposentadoria, em julho de 2014, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa é considerado, hoje, a personalidade mais confiável do país, aponta levantamento do Datafolha.
Para a pesquisa, os entrevistados dão notas de 0 a 10 (de nada confiável a totalmente confiável) a 12 nomes relevantes do cenário político brasileiro. Barbosa teve a nota média mais alta: 5,9.
O ministro é seguido pela ex-senadora Marina Silva (5,3), fundadora da Rede Sustentabilidade, e pelo senador Aécio Neves (5,0), presidente do PSDB. FHC com 4,8 ficou pouco a frente de Lula que teve nota 4,7. Serra, Sérgio Moro e Geraldo Alckmin ficaram no mesmo patamar do ex-presidente Lula.
No extremo oposto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o menos confiável da lista, segundo a pesquisa: tem nota média de 2,3.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a presidente da República, Dilma Rousseff, também não são de confiança para a população. Receberam notas médias de 2,7 e 2,9, respectivamente.
O levantamento foi feito nos dias 25 e 26 de novembro com 3.451 pessoas em 185 cidades.
Comentário do programa – Parece que os brasileiros não estão tendo os políticos em boa conta. O brasileiro que chegou mais perto da nota 10 que seria a maior foi Joaquim Barbosa que nem chegou a seis, ganhou apenas 5,9. E é porque Barbosa ainda não entrou na política. (LGLM)