Será que vamos ser vencidos por um mosquito?

By | 08/12/2015 3:02 am

 

(Do blog com informações do G1)

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho(PSB), anunciou nesta segunda-feira (7) que vai contratar, de forma emergencial, cerca de 200 agentes de saúde para atuar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Na sexta-feira (4), ele decretou situação de emergência no estado por 180 dias, tendo em vista a incidência considerada anormal de casos de microcefalia, doença atualmente associada à zika em gestantes.

Os agentes vão ser enviados para 40 cidades com maior incidência de casos suspeitos de microcefalia. O governador ainda explicou que não descarta a hipótese de solicitar auxílio do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro para ajudar a combater os focos do Aedes aegypti.

Nesta terça-feira (8), Ricardo participa de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e governadores de todos os estados do Nordeste, em Brasília, para articular medidas em nível nacional de combate ao zika vírus, diante do aumento do número de casos e sua relação com a microcefalia.

Depois de decretar situação de emergência no Estado, Governo começa a sair da inatividade e anuncia medidas efetivas de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Mas é imprescindível a participação dos municípios nesta batalha. O problema é sério, a microcefalia está aí e somos o segundo Estado de maior incidência da doença, logo depois de Pernambuco. Ou tomamos providências urgentes ou vamos ter uma epidemia de microcefalia.  E a população tem que entrar também na luta. Cada um deve fiscalizar o seu quintal e o quintal dos vizinhos. Combater os focos existentes e sua casa e ajudar no combate aos focos nos quintais dos vizinhos.

O problema afeta todos e vamos ter que deixar o egoismo de lado e entrar todos na luta contra o Aedes aegypti.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *