Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 13/12/2015 | 17:15
Quando adquiri minha granjazinha Asa Branca, na comunidade Malhada de Pedra, em São José do Bonfim, eu não conhecia ninguém na comunidade. Isto aconteceu em 1991, há vinte e quatro anos, portanto. Aos poucos fui conhecendo os vizinhos e fazendo amizade. Todos muitos prestativos e amigos para todas as dificuldades. Uma das primeiras amigas foi Maria Alves Cordeiro. Morava há uns duzentos metros de distância e ia quase todo dia visitar meus tios Inácio Paca e Dasdores. E quando eu estava por lá, ela me informava sobre os demais vizinhos, quase todos parentes uns dos outros e eu fui alargando o conhecimento. Maria era mãe de Geraldo, que ainda solteiro, morava com ela, de Márcia, vizinha nossa a vinte metros de distância, e Marcelo, que já morava fora. E sempre que eu aparecia lá pela granja, Maria aparecia para contar as novidades. Era muito animada e festeira. Dava notícia de toda festa que acontecia por lá. A idade foi avançando e Maria começou a ter problemas de saúde. Nos últimos tempos quase não saía de casa (passara a morar com Geraldo) e eu sempre ia visitá-la. Há cerca de quinze dias, minha comadre Neta, me passou uma mensagem dizendo que os problemas de Maria haviam se agravado. Há uma semana deu a notícia de que ela ela estava internada no Hospital Regional de Patos. E domingo passado pela manhã, quando me deslocava para Patos, recebi dela a notícia, via mensagem, de que Maria afinal descansara dos sofrimentos por que passava nos últimos tempos, falecendo aquela madrugada. Maria tinha oitenta anos de idade, mas até alguns meses atrás continuava lúcida. Um abraço para Geraldo e todos os familiares.
Na manhã desta segunda-feira, recebemos a notícia da morte de outra pessoa amiga, oriunda da mesma Malhada de Pedra, no Bonfim. Edvan Batista, mais conhecido como Vanva, radicado há muitos anos no Rio de Janeiro, faleceu no início da tarde de domingo. A coincidência cruel é que Vanva era casado com Márcia, filha de Maria Alves Cordeiro. Ou seja, Márcia perdeu a mãe e o marido no mesmo dia. Vanva era irmão de Ednaldo Batista, o Gulho, assassinado em João Pessoa, no último dia 20 de novembro. Vanva foi durante alguns anos vizinho nosso, na Malhada de Pedra, morando em um terreno que adquirimos, depois, de sua mãe e demais herdeiros. A casa onde ele morava fica hoje dentro da nossa granjazinha Asa Branca.
muito obrigado luiz Gonzaga pela consideração pela aminha mae e pela a nossa família obrigado e que você continue com o mesmo sucesso em nome da minha família muito obrigado