Iniciados os trabalhos de preparação para construção do novo Presídio Feminino de Patos

By | 27/12/2015 2:26 am

 

Começou a preparação do canteiro de obras para a construção do novo Presídio Feminino de Patos. A obra faz parte do acordo público-privado firmado entre as Faculdades Integradas de Patos e o Governo do Estado.

O novo presídio ficará localizado no distrito industrial, próximo a Penitenciária de Segurança Máxima Romero Nóbrega. E é justamente esse um dos grandes benefícios do novo complexo prisional, que deixará ocupar um dos pontos mais centrais da cidade.

A área construída de mais de 700m². O valor estimado da obra é 2 milhões 319 mil reais, provenientes de recursos próprios. O projeto obedece aos padrões estabelecidos pelo governo da Paraíba para recolhimento dos apenados no estado.

“Ele foi muito bem elaborado e a gente está fazendo dentro de um padrão normal. O que chama atenção é a segurança dele. É um projeto onde todo o contorno do presídio é feito em paredes de concreto armado. Então, essa segurança é o que chama a atenção”, explicou Antônio Carlos de Figueiredo Martins, engenheiro e responsável técnico pela construção.

A estrutura do novo presídio feminino contará com 10 celas, 4 guaritas de vigilância mais uma principal, sala de atividade, sala de recreação, berçário, enfermaria área aberta para banho de sol e um espaço reservado para quem cumpre regime semiaberto, além da um setor direcionado à parte administrativa e apoio aos agentes penitenciários.

Segundo o projeto, a estrutura permitirá o confinamento de 112 apenadas. Além da construção da unidade prisional, as FIP também serão responsáveis pela compra dos equipamentos para o funcionamento do presídio.

A oficialização da parceria foi feita em agosto deste ano, quando o diretor das FIP, João Leuson Palmeira, e o governador, Ricardo Coutinho, assinaram o termo de permuta do espaço onde funciona o atual Presídio Feminino. “É importante firmar convênio dessa natureza, onde todos são beneficiados, a sociedade, a empresa privada, enfim, todos aqueles que acreditam que é possível fazer desta forma”, ressaltou João Leuson.

Depois de concluída a obra, as FIP ganharão o direito de anexar o terreno à sua estrutura física, podendo assim ampliar o seu campo de crescimento. “Com a revitalização desta área, a ocupação dessa área pelas FIP, trará reflexos importantes para a atividade econômica neste bairro. Eu tenho certeza que é isso que Patos quer e naturalmente nós vamos ter a oportunidade de concretizar isso, a partir dessa parceria bem discutida e correta”, reforçou Ricardo Coutinho.

A parceria FIP e Governo do Estado solucionará o problema das más condições de acomodação das apenadas no presídio, cuja estrutura é antiga, contribuindo também para a melhoria da segurança na cidade de Patos.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *