Erros do governo contribuíram para a crise econômica, diz Jaques Wagner

By | 02/01/2016 10:00 pm

 

(Folha de São Paulo, na quarta-feira, 20/12/2015)

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, disse nesta terça-feira (29) que a situação fiscal de 2015 foi causada, em parte, por erros cometidos no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

Ao avaliar o cenário de crise deste ano, Wagner listou como causas a perda de receitas e “erros que foram cometidos em 2013, 2014”.

“Desoneração exagerada, programas de financiamento que foram feitos num volume muito maior do que a gente aguentava e que, portanto, quando abriu a porta de 2015, você estava com uma situação fiscal… Por isso que o ano foi duro”, disse, em entrevista à rádio “Metrópole”, de Salvador.

Na entrevista, Wagner ainda compara a situação da presidente Dilma com a do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e diz que o problema dela é “impopularidade porque não conseguiu consertar a economia”. Já o de Cunha, investigado na Operação Lava Jato, é “ético”, segundo o ministro.

Não é a primeira vez que o governo admite que cometeu falhas na gestão anterior. A própria Dilma disse, em agosto, que errou em ter demorado de perceber a gravidade da situação econômica do país.

O chefe da Casa Civil elogiou a nomeação de Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy e disse que a mudança ajuda no diálogo com o Congresso.

Segundo ele, o ajuste fiscal proposto por Levy “em vez de dose foi veneno”. Para Wagner, Levy tem “o olho no caixa”, enquanto Barbosa “tem uma visão mais ampla da economia”.

Neste ano, o PIB deve encolher 3,7%, segundo relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central com perspectivas dos principais economistas brasileiros.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *