Faleceu em Natal o jornalista patoense Jurandy Marques da Nóbrega
Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 08/01/2016 | 12:21
Faleceu, ontem à noite em Natal (RN), aos 71 anos, o jornalista patoense Jurandy Marques da Nóbrega. Radicado em Natal há muitos anos, aposentado como funcionário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e do jornal Tribuna do Norte, Jurandy era natural de Patos. Trabalhou durante algum tempo na Rádio Espinharas de Patos, no departamento de Jornalismo, encarregado tanto da captura das notícias como da redação e leitura dos noticiários da emissora. Salvo engano, Jurandy também trabalhou na Prefeitura de Patos, na antiga Central Telefônica. De Patos foi para Brasília, onde trabalhou na Rádio Planalto e no Correio Braziliense, sempre como jornalista. Radicou-se em Natal há uns quarenta anos e dedicava-se ao jornalismo político, sendo profundo conhecedor da política do vizinho Estado. Às de Copas, como o chamávamos na intimidade, continuava muito ligado a Patos, acompanhando pela internet, o noticiário daqui. Vinha frequentemente à nossa cidade onde residiu, até morrer, sua mãe dona Alice Teixeira Nóbrega, falecida em 28 de junho do ano passado aos 89 anos. Jurandy foi companheiro nosso na Espinharas na década de sessenta. A Dra. Fátima Lima, também nossa companheira de rádio e que reside na capital potiguar compareceu ao velório de Jurandy, prestando-lhe homenagem em nome dos velhos companheiros da Rádio Espinharas. Daqui as nossas condolências a todos os seus familiares.
Começou a campanha política.
Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 06/01/2016 | 15:01
Comecem a observar as notícias que ocuparem a imprensa daqui para frente. Já começou a campanha visando as eleições municipais. São lideranças políticas, sindicais, comunitárias já de olho no voto do patoense. Numa eleição onde o dinheiro vai ser raro, por conta da legislação eleitoral e da crise econômica, lideranças sem poder econômico vão utilizar todo tipo de mobilização popular para tentar tirar dividendos eleitorais. Até certo ponto, nada demais nessas mobilizações, é através delas que lideranças tentam aparecer em todas as eleições. O que o eleitor deve prestar a atenção é em quem está sempre defendendo os seus interesses e naqueles que só aparecem quando as eleições estão se aproximando. É aí que estará a diferença. Quem são as lideranças autênticas e quem são os oportunistas. Quem tem argumentos para defender suas propostas, quem apresenta soluções para os problemas que denuncia, quem tem independência para continuar defendendo esses interesses, se por acaso conseguir se eleger. E quem finalmente só quer arranjar um emprego de vereador para “se arrumar”, para defender os seus próprios interesses.
Categoria: Blog
Eleição de lisos
Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 06/01/2016 | 08:07
Meu amigo Antônio de Gonguinho, ex-vereador em São José de Espinharas, chamou minha atenção para um detalhe referente às eleições deste ano. Com a legislação eleitoral proibindo doações de empresas, pouca gente vai a conseguir financiador para as eleições deste ano. Até os agiotas, diante da crise econômica, vão pensar duas vezes antes de emprestar dinheiro aos candidatos. Por conta disso poderemos ter mudanças tanto nas eleições de prefeitos, quanto na eleição de vereadores. Um prefeito que esteja fazendo uma boa administração pode se reeleger por falta de adversários. Difícil é uma boa administração em ano de crise. Vereador que tenha tido uma boa atuação pode ter o seu trabalho reconhecido. Fora disso, candidatos lisos com bons serviços prestados à comunidade poderão ser eleitos em lugar daqueles que só se elegiam com dinheiro. O risco é candidatos com capital próprio resolveram investir em vagas para prefeituras e câmaras de vereadores. Aí cabe ao povo aproveitar. “Ferrar o boi e votar no padre”. Ou adaptando o bordão do saudoso Padre Levi: “Ferrar o rico e votar no pobre”. Desde que este tenha um mínimo de vergonha na cara.
Só salvando o PSF se vai curar a saúde pública do país.
Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 05/01/2016 | 07:18
Comentando matéria de Luís Carlos, internauta sentenciou: “Inventaram o Mais Médicos… se fossem sérios, inventariar o Mais Remédios.
Não concordamos. Temos que resgatar o Programa de Saúde da Família (PSF) para isso precisamos de mais médicos, mas médicos realmente dedicados a fazer saúde pública e não meros interessados num “emprego”. O PSF pretende fazer Medicina preventiva para que se precise cada vez menos de remédios. Um Mais Remédios seria a decretação da falência do PSF que está a caminho da falência, principalmente por irresponsabilidade das secretarias municipais de saúde que não fiscalizam o funcionamento pleno dos seus postos médicos. Com postos médicos funcionando, a profissão de prefeito de cidades pequenas deixa de ser quase exclusividade de médicos que, por interesse pessoal, fazem atendimentos em clínicas precárias em troca de votos. Temos que lutar pelo resgate do PSF e pelo fortalecimento do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, base importantíssima do PSF.
“Pernas pro ar que ninguém é de ferro”. Veja os feriados de 2016.
Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 04/01/2016 | 19:25
Como ninguém é de ferro, veja os feriados e pontos facultativos de 2016. São oito feriados e cinco pontos facultativos. Os pontos facultativos geralmente só beneficiam aos servidores públicos. Anote aí os dias de “dulce farniente” (doce fazer nada), segundo os italianos.
O governo federal publicou nesta segunda-feira (4) no “Diário Oficial da União” o calendário de 2016 com a lista dos feriados federais para o ano. Além do 1º de janeiro, são mais 13 datas, entre feriados e pontos facultativos.
Confira a lista dos feriados de 2016:– 8 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)
– 9 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
– 10 de fevereiro: quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
– 25 de março (sexta): Paixão de Cristo (feriado nacional)
– 21 de abril (quinta): Tiradentes (feriado nacional)
– 1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
– 26 de maio (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
– 7 de setembro (quarta): Independência do Brasil (feriado nacional)
– 12 de outubro (quarta): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
– 28 de outubro (sexta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
– 2 de novembro (quarta): Finados (feriado nacional)
– 15 de novembro (terça): Proclamação da República (feriado nacional)
– 25 de dezembro (domingo): Natal (feriado nacional)
Categoria: Blog