(Jozivan Antero, no Patos Online)
Mesmo diante de Resolução 336, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que proíbe a instalação de tachas e tachões aplicados transversalmente em vias públicas, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), da cidade de Patos, continua ignorando a recomendação do órgão máximo.
Na Rua Severino Dutra, Bairro Morro, próximo ao Comprão, a STtrans aplicou os tachões transversais. Para o CONTRAN, que diz textualmente, “é proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade ou ondulação transversal”.
Tal medida arbitrária vem sendo aplicada pelo órgão que deveria ser o fiscalizador das Leis de Trânsito no Município de Patos. Na Rua Felipe Camarão, Bairro Santo Antônio; na Rua Hildo Meneses, Bairro Juá Doce; Rua Severino Dutra, Bairro Morro; às margens do Canal do Frango, dentre outras localidades, a ação da STtrans vem ocorrendo na instalação de tachões sem que nenhuma medida que puna o órgão seja tomada.
Para piorar a situação no que diz respeito aos redutores de velocidade na cidade de Patos, os chamados “quebra-molas” também em cerca de 95% estão fora dos padrões estabelecidos pelo CONTRAN.
Comentário do programa – Se você tiver algum prejuízo, provocado por estas tachas ou tachões, você pode cobrar uma indenização da administração municipal. Você pode também recorrer ao Ministério Público Estadual contra a implantação destes tachões. (LGLM)