O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atende, diariamente, uma média de 10 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Porém, mês passado, último de 2015, os números subiram para 13. Em dezembro 394 pessoas envolvidas em acidentes com moto receberam cuidados médicos do Regional de Patos. Desse total, 84 precisaram de internamento e a grande maioria de cirurgia ortopédica.
Outras 28 deram entrada no HRP vítimas de acidentes de trânsito envolvendo automóveis. A relação dos números mostra com preocupação o alto índice de acidentes com moto, que acabam deixando muitas sequelas às vítimas, que precisam, geralmente, de meses para recuperação.
Comentário do programa – Embora não existam informações objetivas sobre quantos destes acidentes são devidos ao uso do álcool, é voz corrente que a maioria dos acidentes de moto se devem ao uso de bebidas alcoólicas. Então a primeira providência dos motoqueiros é evitar o uso de bebidas antes de dirigir. Outra recomendação é dirigir com mais cuidado. Eu utilizei moto durante seis anos, quando morei em Recife, e nunca sequer me arranhei. Eu ia trabalhar todo dia e todo fim de semana ia a praia com a esposa e um guri pequeno. Certo que na época o trânsito ali era menos intenso do que hoje, mas provavelmente era igual ao trânsito de Patos, nos dias de hoje. Só não tinha moto táxis. (LGLM)