Prefeita de Mãe d’Água empossou novos Conselheiros Tutelares

By | 17/01/2016 5:55 am

 

Em solenidade realizada na terça-feira (05/01) no auditório municipal Professora Lucinda de Sousa Justo, a prefeita do município de Mãe d’Água-PB, Margarida Fragoso (Margarida Tota) empossou os novos Conselheiros Tutelares, eleitos para o quadriênio 2016/2019. Foram empossados os 05 conselheiros tutelares mais votados no pleito realizado no dia 04 de outubro de 2015.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Silvia Canuto, 32, após a posse os conselheiros deverão passar por um período de cursos de capacitação, treinamento e encontros com Poder Judiciário, Ministério Público e Creas no próximo mês de fevereiro.   Durante a solenidade de posse, Silvia aproveitou para destacar a importância do papel do Conselheiro Tutelar em defesa da criança e do adolescente. “Sabemos que o trabalho é bastante árduo. Mas, acredito que uma vez que eles se dispuseram a concorrer, certamente é porque tem capacidade competência e compromisso de assumir a extrema responsabilidade no fazer cumprir os instrumentos normativos de defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes, uma vez que o Conselho Tutelar é um órgão essencial para o Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes sendo verdadeira ferramenta de proteção e efetivações de política publica”, enfatizou.

Além de Silvia Canuto e da prefeita Margarida Fragoso, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município – CMDCA, Antonio Neto de Sousa, 42, também participou da solenidade de posse. De acordo com a ordem de votação, foram empossados os Conselheiros Tutelares:

1º Lugar – Vanderlea ( Leleia) – 358 votos

2º Joseni – 258

3° Lugar – Luciene -(Boró) – 256 votos

4º Mizael – 207 votos, e

5º lugar – Alda – 189 votos

Em outubro de 2015 também foram eleitos os conselheiros suplentes, de acordo com a ordem de votação:

Cledeilma – 173 votos

Dayane – 97 votos

Nadia -93 votos

Charleide – 75 votos

Ivaneide – 32 votos

O Conselho Tutelar é um órgão público colegiado da esfera municipal, de caráter deliberativo, executivo e fiscalizador. É permanente (não pode ser dissolvido), autônomo (não pode sofrer qualquer ingerência no cumprimento de suas atribuições), não jurisdicional (não integra o Poder Judiciário e nem a ele está subordinado), sendo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente . As tarefas concretas derivadas desta incumbência estão especificadas nos artigos 95 e 136 (principalmente), combinados com os artigos 191 e 194 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *