O deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB) vai solicitar ao Governo do Estado o envio detalhado do balancete orçamentário do ano de 2015. A intenção é ter acesso às informações sobre a situação financeira do Estado, tendo em vista as medidas que vêm sendo adotadas com a justificativa de enfrentar problemas econômicos.
“É preciso que o Governo aja com transparência para que a população saiba qual é o real tamanho do rombo que se encontram as finanças do Estado. Até agora, no discurso, o governador vem amenizando a situação, mas as ações que vem tomando nos mostram que o caso é bem mais grave do que diz”, justificou.
Para o parlamentar, causa estranhamento que o chefe do Executivo Estadual tenha mudado de posicionamento em tão pouco tempo. “Até outubro a situação era de céu de brigadeiro. O Estado estava equilibrado e apenas assistia a crise dos outros. Em menos de três meses a conversa é completamente diferente. Agora, há ameaça de atraso de salários e os fornecedores estão sendo chamados para o Estado negociar o que deve”, expôs.
Dinaldinho Wanderley disse que a solicitação vai ser encaminhada para o gabinete do Governador e também para as Secretarias de Finanças e do Planejamento e Gestão.
Comentário do programa – Não sei que documento poderia dar uma ideia clara da situação do Estado até o ano passado e da situação atual. Mas o Governador está devendo à população uma explicação clara do que aconteceu realmente, em termos práticos, para a população entender. Houve aumento das despesas “assim e assado” e em que valor. Houve redução das receitas “disso e daquilo” e em que valores. Afirmações genéricas a gente ouve todo dia. Mas só se convence da realidade quando se fala em fatos e números. Houve um aumento das despesas de tanto por cento, por isso e por aquilo. Haverá uma redução das receitas de tanto por cento, provocada por isso e por aquilo. (LGLM)