Do blog da Revista da Semana

By | 23/01/2016 9:55 pm

 

Adalmira Marques otimiza uso de espaços na Educação em Patos

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 17/01/2016 | 06:52

Em recente entrevista a imprensa a Secretária de Educação do Município, Adalmira Marques Cajuaz, anunciou a criação do CIEP VI, utilizando a estrutura da Escola Municipal Aristides Hammad Timene. O novo CIEP vai unir as comunidades docente e discente do Aristides e do Instituto Dr. João Tavares, tradicional escola da rua Felizardo Leite. Justificando a união das duas escolas, Adalmira alega que as instalações do Aristides são amplas e favoráveis à quantidade de alunos, com campo para esportes e uma quadra em construção, além de biblioteca e salas de informática.

Por outro lado, as instalações do Instituto Dr. João Tavares passarão a acolher o Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Benigna, que atende a crianças que necessitam de acompanhamento especial, oferecendo um espaço bem mais amplo do que o ocupado atualmente pela escola destinada aos “especiais”.

O leitor/ouvinte desavisado pode achar que não é grande coisa criar um CIEP utilizando espaços já existentes. Aí é que está a diferença entre administrar e simplesmente “tomar conta”. O administrador otimiza os meios existentes, usando a criatividade para contornar as dificuldades financeiras, por exemplo. Não adianta construir espaços que vão funcionar precariamente. Adalmira tem uma tradição de grande administradora, inclusive tendo sido importante auxiliar de seu esposo, o saudoso Dr. Maurício Cajuaz, quando prefeito da cidade de Malta. Foi também secretária de Educação na cidade de Condado, onde desenvolveu um excelente trabalho. Agora mostra porque é considerada um dos melhores auxiliares da atual administração. Temos certeza de que tanto o Aristides como a Escola Irmã Benigna vão cumprir plenamente a sua destinação, com a utilização racional dos seus espaços, principalmente esta última, destinada à educação de pessoas com necessidades especiais, um público tradicionalmente mal assistido em toda parte, embora seja tratado em Patos com todo o carinho desde muito tempo. Mas as demandas têm aumentado, com a consciência de que os “especiais” podem progredir na educação, podem ter melhor qualidade de vida e espaços mais amplos têm que ser destinados a esta clientela tão especial.

 

Acidente nas proximidades da Fazenda Pia tem pelo menos sete vítimas.

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 17/01/2016 | 20:04

(Redação com informações de Patos Online, Mais Patos e Patos Metrópole)

Um acidente envolvendo dois veículos de passeio aconteceu no início da noite, deste domingo, na altura da Fazenda Pia. O acidente envolveu um Mercedes com placa de Natal e um Polo com placa de Sousa. Aparentemente houve um choque frontal e pelo menos sete pessoas teriam vindo a óbito, segundo um informante. O motorista de um dos veículos escapou aparentemente ileso. A BR 230 foi interditada nos dois sentidos enquanto se fazia a retirada das vítimas de dentro dos veículos e a perícia fazia os levantamentos de praxe. A posição dos veículos não dava para indicar, à primeira vista, a origem dos dois veículos, uma vez que um deles aparentemente rodou na pista.

Três das vítimas seriam da cidade de Sousa: Ulisses Cesarino, a esposa Thais e a filha Gabriela. As vítimas que vinham no outro veículo seriam um casal, uma moça e uma criança de colo e ainda não haviam sido identificados, embora se suponha, com base na placa do veículo que fossem de Natal. Informes posteriores davam as vítimas do Mercedes como sendo Teresa Cristina de Abrantes Vilhena (31 anos),  Laércio Carneiro Vilhena(63 anos), Terezinha Lira Abrantes (55 anos) e Esther Abrantes Marques (7 anos). O sobrenome Abrantes é muito comum na região de Sousa.

Comentário do programa – Na verdade quase todas as vítimas eram de Sousa, com exceção de Laércio Carneiro Vilhena, natural, segundo se informa, da cidade de Cabedelo.

 

Novela da rua Evangelina Rodrigues próxima do fim.

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 20/01/2016 | 11:40

Parece que a novela da rua Evangelina Rodrigues, continuação da rua Elias Asfora, a partir da Maternidade, se aproxima do fim. Claro que o final feliz será quando a prefeitura cumprir a promessa de asfaltar a rua. Por enquanto a STTRANS atendeu uma das reivindicações dos moradores que era inverter a mão do trânsito a partir da Maternidade. Quem vai pela Elias Asfora, depois da Maternidade, tem que entrar à esquerda pois, a partir dali a rua Evangelina Rodrigues virou contramão.  Quem quiser avançar até atingir a saída para Piancó tem que entrar à esquerda, dobrar à direita e lá na frente dobrar à direita de novo para atravessar a Evangelina Rodrigues e seguir até a BR361, estrada que vai em demanda de Piancó. A rua Evangelina Rodrigues foi liberada, colocada a placa de contramão logo depois da Maternidade e um agente de trânsito da STTRANS estava  no local, orientando os condutores de veículos.  Moradores agora aguardam o cumprimento da promessa de asfaltamento da rua.

 

Rebelião na bancada da prefeita Francisca Motta

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 20/01/2016 | 20:45

Por essa a prefeita Francisca Motta não esperava. Provocou a convocação extraordinária da Câmara de Vereadores para votar três projetos de iniciativa do Poder Executivo mas não conseguiu sequer o quórum para deliberação. Na segunda-feira se realizou a primeira sessão para apresentação dos projetos e apenas seis vereadores compareceram. Na terça-deveria haver a primeira sessão deliberativa, mas apenas os seis anteriores compareceram. Sem a primeira votação que seria na terça, ficou frustrada a sessão da quarta-feira, que aconteceria a segunda votação se os projetos tivessem sido aprovados em primeira votação. Na segunda a prefeita reuniu os seis vereadores que lhe se mantinham fiéis a ela e na terça reuniu os sete que não concordavam em aprovar os projetos. Os vereadores que se mostram refratários aos interesses da prefeita são os dois que se mantinham na oposição (Jefferson Melquíades e Sales Júnior), além de Fernando Jucá, Isis Karla, Toinho Nascimento, Jardelson e Diogo Medeiros. Os vereadores em oposição alegam que não concordam com os três projetos que deveriam ser votados durante a convocação extraordinária por motivos específicos.  O projeto que extingue cargos não indicaria quais são os cargos que se pretende extinguir. O projeto que autoriza a Prefeitura a vender precatórios que tem a receber do Tesouro Nacional não indica a destinação dos recursos a serem obtidos o que representaria um “cheque em branco” para a administração. Com relação ao projeto com concede descontos para o pagamento de débitos com a prefeitura, alegam que tais vantagens não podem ser oferecidas em ano eleitoral. Há quem dia, entretanto, que estes motivos não seria os reais. Segundo as “más línguas” os “revoltados” estariam em busca de pagamento pelo apoio aos projetos. Continuariam fiéis à prefeita os vereadores: Nadir Rodrigues, Ivanes Lacerda, Inácio de Gelo, Maurício Alves, Cláudia Leitão e Lucinha.  Não se sabe se a prefeita vai insistir na aprovação dos projetos e até que ponto estaria disposta a atender às reivindicações dos vereadores que se puseram em oposição.

Comentário do programa –  Circulou nas últimas horas a informação de que a prefeita Francisca Motta teria convocado novamente a Câmara para votar os três projetos de lei que ela pretendia aprovar no início desta semana. A convocação seria para as próximas terça e quarta-feira. Vamos ver se Adilton Dias e seus colegas repórteres descobrem os motivos pelos quais alguns dos vereadores voltaram atrás e pretendem aprovar os três projetos. Ou seja, vamos procurar saber como foi que a prefeita Francisca Motta “amansou” a parte da sua bancada que se insurgiu contra a sua orientação e não votou os projetos de seu interesse. Deve ter aparecido algum “milho” mais abundante. (LGLM)

 

Francisca continua buscando um Secretário de Saúde

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 22/01/2016 | 08:43

Notícia de Jozivan Antero, no Patos Online, dá conta de que o ex-secretário José Francisco de Sousa, Zeca, teria aceito o convite da prefeita Francisca Motta, para voltar a ocupar a Secretaria de Saúde do município de Patos. Zeca foi Secretário de Saúde e de Educação durante a administração Nabor Wanderley, tendo ocupando ainda a superintendência da STTRANS. Zeca, segundo a notícia é atualmente secretário de Educação no município de Queimadas, na região de Campina Grande, onde ocupou também o cargo de Secretário de Saúde. Como é voz corrente na cidade que muitos dos auxiliares da atual administração são mais fiéis ao ex-prefeito do que a ela, a prefeita Francisca  Motta deve estar muito ansiosa para trocar seu secretário de Saúde, ao recorrer a mais um participante da equipe do ex-prefeito Nabor Wanderley. Uma das justificativas para se dizer que parte da equipe é mais fiel a Nabor do que a Francisca, é que muita gente da atual equipe torce mais pela candidatura de Nabor para prefeito do que pela candidatura de Francisca à reeleição.

 

Recadastramento biométrico em Patos pode acabar antes do final do mês.

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 22/01/2016 | 08:53

Se você é eleitor nas zonas eleitorais de Patos (Patos e municípios da grande Patos) e não fez ainda o seu recadastramento biométrico, aproveite esta que pode ser a última semana para atualizar o seu título. Em entrevista concedida à imprensa esta semana, a coordenadora de recadastramento em Patos, Jaciana Sampaio, revelou que o recadastramento em Patos pode ser encerrado no próximo dia 28 de janeiro, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela avisa também que nestes sábado e domingo, 23 e 24  de janeiro, os postos de atendimento do Cartório Eleitoral da Vidal de Negreiros, SESI, CSU do Jatobá e Câmara Municipal funcionarão de sete da manhã a uma da tarde. Encerrado o recadastramento, quem não se recadastrou terá o seu título cancelado e não poderá votar este ano, além de sofrer uma série de sanções previstas na legislação para quem não tem título de eleitor.

Comentário do programaSe o seu título for cancelado você ainda terá uma oportunidade de tirar um título novo até o final do mês de maio, mas vai enfrentar muito mais filas, já que terá que concorrer com os novos eleitores. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *