(Jozivan Antero, no Patos Online)
O Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), Residência Patos, deu início na manhã desta terça-feira, dia 26, as obras de recuperação das varandas e bordas da Ponte Argemiro de Figueiredo, a popular Ponte do Figueiredo ou Ponte do Jatobá, em Patos.
As condições precárias da ponte estavam levando os cidadãos a registrarem reclamações constantes devido à ausência de solução para os problemas apresentados, tais como varandas destruídas, exposição de ferros da estrutura, além de improviso na substituição das estruturas danificadas.
Toda a obra de restauração será realizada sem interromper completamente o trafego na Ponte do Figueiredo. Um lado será fechado ao trânsito, mas uma das vias deixará o tráfego fluir. Como a ponte está sendo mão única no sentido Centro/Bairro os transtornos estão sendo minimizados durante as obras.
De acordo com Madiel Conserva, diretor local do DER-PB, as obras terão em média 15 dias para serem concluídas.“Primeiramente nós vamos repor as varandas, as danificadas que não servem mais, de seis a oito varandas. Depois que a gente repor e chumbar todas elas, fizer as amarrações vamos deixar o período de cura que é natural. Após isso nós vamos levantar essa parte dessa mureta de dentro, pra ficar da altura das varandas. Nós vamos dar uma camada de cimento forrando essa passarela onde passa o pedestre. Você vê aí que essa ferragem já está aparecendo, pois são mais de 60 anos. Vamos retocar todas as varandas e passar um radier em toda ela”, relatou Madiel.