Missa no Lixão de Patos encerra lançamento da Campanha da Fraternidade

By | 13/02/2016 9:07 pm

Aconteceu na manhã deste sábado dia 13, no lixão da cidade de Patos Paraíba, a Celebração de Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2016 sob a coordenação do Regional Nordeste II da CNBB, composto por 21 diocese dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O tema central da Campanha neste ano é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)

Dezenas de pessoas, representantes de diversas pastorais, movimentos religiosos, movimentos sociais, autoridades políticas, representantes da imprensa e trabalhadores(as) do lixão estiveram presentes na Celebração.

No início da Celebração, o Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, dirigiu uma palavra de acolhida e agradecimento a cada bispo e a todos os presentes. Dom Eraldo afirmou ser aquele um momento profético e que havia tomado a decisão de celebrar no lixão, a cada sexta-feira, durante toda a quaresma.

Em sua Homilia, o Bispo Dom Fernando Saburido, da Diocese de Olinda e Recife, fez um resgate histórico da Campanha da Fraternidade, ressaltando as suas motivações, desafios e resultados alcançados. Ele destacou a importância desta Campanha ser de Caráter Ecumênico e portanto abraçada por várias Igrejas Cristãs do Brasil. Dom Fernando ainda lembrou a preocupação do Papa Francisco com os temas relacionados ao Meio Ambiente e o seu apoio prestado ao atual tema da Campanha da Fraternidade.

Ao final da Celebração, o Padre Josenildo, Coordenado de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, fez a leitura de uma Carta que trata das principais preocupações da Igreja no Regional NE II, entre elas a preocupação com o Meio –Ambiente e com os mais pobres e fragilizados da nossa sociedade.

O pastor João Francisco Isvael, representando o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs na Paraíba (CONIC), usou da palavra e ressaltou a importância dessa vivência ecumênica da Campanha da Fraternidade, como espaço privilegiado de diálogo.

Dona Maria Nilma Gomes, presidente da Associação dos Catadores do Município de Patos (ASCAP), falou emocionada sobre a celebração e agradeceu ao empenho da Igreja em defender o Meio-Ambiente e valorizar o trabalho dos catadores e catadoras.

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *