(Jozivan Antero, no Patos Online)
Através do ofício 001/2016, os vereadores Diogo Medeiros (PSB), Toinho Nascimento (PV), Fernando Jucá (PT), Isis Karla (PRTB), Jardelson Pereira (PV), Jefferson Melquiades (PMDB) e Sales Júnior (PRB), considerados rebelados, solicitaram transparência por parte da presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadirgerlane Rodrigues (PMDB).
O ofício datado de 01 de fevereiro de 2016 pede que a presidente apresente cópia das três últimas folhas de pagamento que foi empenhada com contratados, comissionados e prestadores de serviço do Poder Legislativo Municipal com relação nominal e valores individuais pagos para estas pessoas.
O documento também pede as cópias dos empenhos e pagamentos realizados pelo Poder Legislativo nos últimos três meses, além da prestação de contas remetida ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) com os empenhos do referido período.
O fundamento do ofício está baseado nos princípios constitucionais de impessoalidade, publicidade e moralidade contidos no Artigo 37 da Constituição Federal, bem como na Lei da Transparência. Os vereadores que assinam o ofício pediram celeridade por parte da presidência da Câmara Municipal de Patos.
Comentário do programa – Por que só agora, depois de três anos, os senhores vereadores resolveram cobrar transparência da presidente da Câmara de Vereadores? A mudança de atitude dos senhores vereadores merece uma explicação. A Presidente deixou de ser transparente ou eles é que agora, no ano de eleição, estão jogando para a plateia? É a segunda demonstração de independência nos últimos dias. Antes aprovavam tudo que era projeto de iniciativa do Executivo. Agora resolveram cobrar transparência da Mesa da Câmara. (LGLM)