Do blog da Revista da Semana

By | 20/02/2016 8:12 pm

 

Falta de acordo do PMDB com PSB em João Pessoa, pode “melar” acordos entre os dois partidos no resto do Estado.

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 20/02/2016 | 06:40

A anunciada decisão de Ricardo Coutinho de lançar candidatura própria do seu partido, o PSB, em Campina Grande, em retaliação a falta de acordo do PMDB para apoiar o candidato do PSB em João Pessoa, pode contaminar o processo eleitoral em todo o Estado. Em Patos, o PSB pode insistir também em candidatura própria ou passar a apoiar a candidatura de Dinaldinho, indicando o seu candidato a vice. Em ambos os casos prejudicaria o PMDB de Chica Motta. Ou tirando o apoio do PSB à candidatura peemedebista o que já seria um considerável prejuízo, ou levando o apoio do PSB à candidatura de Dinaldinho, o que seria ainda pior para Francisca. Na reunião do PSB marcada para este sábado, poderá se ter algum indicativo das pretensões do partido com relação às eleições na cidade de Patos. Mesma que num primeiro momento haja indicação de que se prefira uma candidatura própria em Patos, o quadro poderá evoluir posteriormente para uma dobradinha com o deputado Dinaldinho, que temos certeza jamais recusaria o apoio de Ricardo e seu partido, mesmo tendo mantido até agora uma postura de oposição, posicionamento que não poderia ser diferente já que o PMDB local, até agora, apoia o governador.

 

Hígia Trigueiro deixa direção do Hospital Regional de Patos

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 17/02/2016 | 12:48

Confirmada informação que antecipamos aqui no dia 15 de janeiro passado. Governo do Estado promoveu dança de cadeiras na área de saúde local. Higia Lucena deixa direção do Hospital Regional e passa a dirigir a 6ª Gerência Regional de Saúde. José Leudo Farias deixou a Gerência de Saúde e assume a direção do Hospital Regional de Patos. A mudança surpreendeu a muita gente diante do bom trabalho desenvolvido por Hígia à frente do Hospital Regional, apesar da comemoração de alguns que tiveram interesses contrariados por ela. O troca-troca foi publicado no Diário Oficial de hoje. Para quem se surpreendeu com a notícia, uma informação. Hígia, na sua conduta de fazer tudo certo, vinha contrariando interesses de algumas pessoas, entre as quais, segundo se comenta, a própria Secretária de Saúde do Estado. Vamos esperar que Leudo continue o bom trabalho desenvolvido por ela, ao ponto em que temos certeza de que ela fará o melhor possível na direção da Sexta Regional de Saúde.

 

Dilma agora vai conseguir aprovar a CPMF

Por Luiz Gonzaga Lima de Morais | 16/02/2016 | 08:33

Depois de ver que dificilmente o Congresso se animaria a aprovar a indesejável CPMF, a presidente Dilma Rousseff decidiu recorrer a um meio praticamente infalível de convencer deputados e senadores a votar a lei de sua iniciativa. Estados e municípios “com o pires na mão” serão os maiores beneficiários da CPMF, se Dilma realmente fizer o que afirmou esta semana em reunião com aliados seus, segundo o jornal Folha de São Paulo:

“A presidente Dilma Rousseff decidiu acatar o pedido de governadores e prefeitos para repartir os recursos oriundos da CPMF com Estados e municípios.

Em reunião com a base aliada do Senado, ela informou que o governo poderá apresentar uma emenda ao projeto de recriação do tributo elevando a alíquota de 0,20% para 0,38%. A ideia é de que a diferença de 0,18 ponto percentual seja repartida meio a meio a Estados e municípios.

A avaliação do Palácio do Planalto é de que, sem o apoio de governos municipais e estudais, dificilmente será possível aprovar a recriação do tributo no Congresso Nacional, que reluta em votar a proposta em um ano eleitoral.”

De olho nos recursos da CPMF prefeitos e governadores certamente vão pressionar deputados e senadores a aprovar a nova taxa.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *