Em Brasília, Francisca Motta garante desapropriar área para ampliar aeroporto

By | 20/02/2016 9:12 pm

 

(Coordecom PMP com Ascom Secretaria de Aviação Civil) 

Na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, a Prefeita Francisca Motta e representantes do Governo do Estado foram recebidos em Brasília, pelo secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação da Presidência da República, Leonardo Cruz.

A reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos foi o tema da reunião. Segundo a Secretaria de Aviação, o projeto de reforma do aeródromo de Patos está sendo melhorado para que o novo projeto transforme o aeródromo em um aeroporto regional, com operação adequada à aviação comercial, inclusive para voos noturnos.

De acordo com o secretário Leonardo Cruz, o aeroporto de Patos (PB) é de extrema importância para o fortalecimento da economia regional. “A medida visa transformar a operação local, fazendo com que o aeroporto possa receber aeronaves de médio porte”, antecipou.

A reunião antecipou aos gestores paraibanos que para viabilizar o projeto, é necessário realizar a desapropriação de uma área no entorno do sítio aeroportuário, necessária para criar afastamento padrão entre a pista de pouso e decolagem e as novas estruturas de terminal de passageiros, seção contra incêndio, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos.

A prefeita Francisca Motta confirmou o compromisso do Município em incorporar a área ao aeroporto e afirmou que o novo projeto vai melhorar a conectividade da cidade também com municípios de Estados vizinhos.

 O novo aeroporto regional de Patos estará habilitado a receber aeronaves comerciais de médio porte. O atual terminal de passageiros será demolido e construído novamente; a nova estrutura terá 682 m². A pista de pouso e decolagem será recuperada e vai ganhar áreas de segurança. O projeto prevê também, a criação de um novo pátio de aeronaves, com três posições para estacionamento. A Seção Contra Incêndio será edificada do zero; a Secretaria prevê, ainda, a entrega de um carro contra incêndio ao aeroporto.

Na próxima etapa, após a desapropriação e ajustes da proposta, o aeroporto de Patos entra em processo de licenciamento ambiental e de construção do Anteprojeto, que prepara a documentação de engenharia e a licitação da obra.
Além da Prefeita Francisca Motta participaram da reunião a secretária Chefe de Gabinete de Patos, Ilanna Motta, os diretores de Operações e de Planejamento do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba (DER/PB), Hélio Cunha e José Arnaldo Souza Lima, bem como, o diretor de Gestão do DPROFAA (Departamento de Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), Eduardo Bernardi, e o coordenador-geral de Planejamento Marcio Maffilli da Secretaria de Aviação Civil.

Comentário do programaEsperamos que não aconteça com o terreno para ampliação do aeroporto o que aconteceu com o terreno para a construção de um centro de treinamento profissional do SENAI. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

4 thoughts on “Em Brasília, Francisca Motta garante desapropriar área para ampliar aeroporto

  1. Ataimar Nóbrega Lucena

    PATOS-PB! A prefeita FRANCISCA MOTTA(PMDB) trabalha e não recua. Ela vai colocar a “Morada do Sol” nas alturas.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *