(Jozivan Antero, no Patos Online)
O Supermercado Leandro, localizado na Rua Irineu Joffily, Bairro Santo Antônio, em Patos, foi assaltado na noite desta sexta-feira, dia 19, por volta das 19h00. A onda de assaltos a supermercados de bairro e aos mercadinhos está preocupando funcionários e proprietários desses estabelecimentos.
De acordo com informações de funcionários e do próprio proprietário do Supermercado Leandro, o fato aconteceu muito rápido e se deu quando um homem adentrou o estabelecimento de arma em punho e anunciou o assalto. O assaltante aparentava tranquilidade e em poucos minutos levou o dinheiro dos três caixas. Uma das funcionárias do caixa está grávida de três meses. Essa questão preocupou os demais trabalhadores que temem problemas na gestação devido a tensão do momento vivido durante o assalto.
O assalto foi praticado por um casal. A afirmação pode ser confirmada por várias pessoas que presenciaram uma mulher dando cobertura ao assaltante do supermercado. A mulher estava como condutora da moto e o seu comparsa ao atingir o intento saiu em disparada na garupa.
O senhor Durval, proprietário do Supermercado Leandro, não revelou quanto foi levado durante o assalto. Durval disse que o circuito interno de câmeras estava ativado, porém o assaltante estava de capacete de motociclista fechado. Isso dificultou uma melhor identificação do assaltante.
O supermercado dispõe de um segurança próprio, no entanto, os assaltantes aproveitaram a saída deste para praticar o assalto. Este fato leva a crer que os criminosos podiam estar observando a movimentação no estabelecimento.
Guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) fizeram diligências para tentar prender os assaltantes. A polícia está de posse de imagens que podem ajudar a encontrar o casal. Informações colhidas pela redação do Patosonline dão conta que a polícia já tem pista de quem teria praticado o assalto.
Na semana passada, o Mercadinho Super Forte, localizado na Rua Elias Asfora, Bairro Maternidade, também foi assaltado. Outros relatos dão conta que os assaltos aos mercadinhos cresceram bastante na cidade de Patos.
Comentário do programa – É muita ousadia destes assaltantes. Cedo da noite, em uma rua de intenso movimento. As duas medidas de prevenção que podiam ser tomadas pelo proprietário (presença de segurança e circuito interno de câmeras) não bastaram para garantir a segurança do estabelecimento. Aliás, por azar ou por tremenda coincidência, esperaram a saída do segurança. Mas outros detalhes captados pelo circuito interno de câmeras podem ajudar a polícia a desvendar o crime. É importante também a colaboração da população informando a polícia qualquer detalhe suspeito que tenha observado ou que venha a observar. A placa da moto, por exemplo, se alguém anotou. Seria interessante também se a polícia divulgasse na internet as imagens captadas pelas câmeras. Alguém poderia reconhecer o assaltante por detalhes da roupa, algum sinal particular, jeito de andar, detalhe do capacete, e assim por diante. Você pode telefonar para o 197 da Polícia Civil ou para o 190 da Polícia Militar que sua informação será mantida em sigilo. (LGLM)