Ministério Público abre procedimento para apurar taxas cobradas pela STtrans, em Patos

By | 28/02/2016 7:44 am

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

O Ministério Público Estadual (MPE), através do Promotor Dr. Túlio César, abriu procedimento para tratar sobre as taxas que estão sendo cobradas pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) da cidade de Patos.

As reclamações já são antigas, porém o fato da cobrança de taxa no valor de R$ 200,00 para que caminhões possam carregar e descarregar suas cargas na cidade de Patos causou insatisfação de caminhoneiros e comerciantes que consideram a taxa abusiva e descabida.

Dr. Túlio César relatou: “Tomamos conhecimento de várias taxas que são cobradas pela STtrans, inclusive instauramos um procedimento na Promotoria para tratarmos sobre essas taxas, pedimos informações ao órgão sobre a legalidade, a Lei Municipal que disciplina a cobrança dessas taxas. Também temos um procedimento na Promotoria relacionada o tipo de cobrança, como essa cobrança é feita, porque a informação de que o pagamento é na própria STtrans. Isso dificulta o controle por parte de qualquer órgão, seja Ministério Público, Tribunal de Contas, enfim, para fiscalizar a entrada desse dinheiro”.

O coordenador jurídico e de transportes da STtrans, Damião Oliveira, disse que o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) aceita a forma que é feita a cobrança na STtrans e que no ano passado o MPE orientou a autarquia a confeccionar boletos bancários, porém a medida ainda não foi adotada.

Comentário do programaA cobrança pode até ser legal. Ilegal é a forma com que é feita. A nosso ver deveria ser cobrada uma taxa pelo estacionamento com o fim de carga e descarga e não uma taxa fixa, independentemente do número de vezes que o veículo foi utilizado, já que há os casos de mudanças por exemplo, quando, muitas vezes, o veículo nunca vai voltar à cidade. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *