Você sabia que a água de Coremas/Mãe Dágua está acabando? Ouça o alerta do Engenheiro agrônomo João Batista de Morais

By | 13/03/2016 6:50 am

(Jozivan Antero, no Patos Online)

O engenheiro agrônomo e servidor da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA) e que está à disposição da Defesa Agropecuária, João Batista Morais de Medeiros, concedeu entrevista relatando a preocupação diante do pouco volume de água nos principais mananciais que abastecem o sertão paraibano, em especial o Açude Coremas-Mãe D’água.

O Açude Coremas-Mãe D’água é o principal manancial que abastece a cidade de Patos e mais diversas cidades do sertão através da Adutora Coremas-Sabugi, no entanto, o Açude de Coremas está com apenas 9,1% da sua capacidade, entrando no chamado “volume morto”, e o Açude Mãe D’água está com 13,4%.“O pessoal tem que se conscientizar e deixar de lavar calçadas, aguar plantas apenas uma vez, no máximo duas. O que a gente tem que ver e entender é que o essencial é a vida. Pense bem uma cidade como Patos ser abastecida por carros pipa?”, relata João Batista.

João Batista tornou claro que as chuvas não foram suficientes para acabar a crise hídrica no que diz respeito a repor o volume de água nos mananciais que abastecem as cidades com água potável. O engenheiro pediu mais atenção das autoridades para o grave problema que pode se agravar mais ainda se continuar como está o consumo e as poucas chuvas.

A Forma de captação de água para a Adutora Coremas-Sabugi se dá através de recolhimento do excesso que é despejado no rio, fato que causa mais desperdício de água, pois a captação deveria acontecer no próprio manancial. Atualmente se perde um grande volume de água com a evaporação, infiltrações, desvio de água de forma clandestina, dentre outros.

Comentário do programa – O problema é, realmente, sério e pouca gente se conscientizou disso. Continua desperdiçando água como se esta fosse infinita. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *