Ajudar na alimentação, higienização, locomoção e educação dos alunos com deficiência. Essa é a tarefa de trinta e quatro Profissionais Cuidadores de catorze escolas da Rede Municipal de Patos (PB), que oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas Multifuncionais. Algumas crianças, com algum tipo de deficiência, são oriundas de escolas particulares da cidade.
A profissional educadora, Maria de Fátima Bezerra, que está há dois meses na função de cuidadora de Igor Medeiros, de 10 anos, na Escola Municipal Anaíza Luiz Calixto, no Bivar Olinto, disse que a cada dia vive uma nova experiência. “O meu dia a dia é muito gratificante porque quando a gente está com uma criança assim, a gente acaba aprendendo com ela uma experiência nova a cada minuto, a cada segundo que a gente fica com ela, porque é uma criança muito inteligente”, disse Fátima
O cuidado especial na escola deixa as mães tranquilas. Suzana Correia de Medeiros do Nascimento, mãe do pequeno Igor, que veio de escolar particular, reconhece que seu filho vive um novo ambiente escolar na rede municipal. “Agora eu já tenho uma perspectiva de realmente ter aquele retorno, que eu e o pai esperávamos. A gente sempre estive junto de Igor, na questão da educação, mas a gente sempre foi muito frustrado em relação à inclusão, porque estudou em escolas particulares, e a agente não via, realmente, um trabalho desenvolvido para ele com profissionais capacitados, com projetos pedagógicos que incluísse ele no contexto da sala de aula, e pela primeira vez a gente está vendo isso aqui na Anaíza”, declarou Suzana Correia.
Comentário do programa – Na condição de pai de uma filha com necessidades especiais (autista), a minha caçula Luma, venho parabenizar a professora Adalmira Marques, Secretária de Educação do Município, pelo carinho que ela tem com o processo de inclusão dos especiais nas escolas da rede municipal de educação. Parabéns às cuidadoras pelo seu devotamento. E parabéns a todos os profissionais que se dedicam aos especiais. (LGLM)