Mãe d’Água concluiu 1ª etapa de imunização contra H1N1 em grupos prioritários e convocou a população para o dia “D”

By | 30/04/2016 7:13 pm

 

Postado em 25 de Abril de 2016 as 14:58h |

A Secretaria de Saúde do município de Mãe d’Água-PB (SMS) concluiu nesta sexta-feira (22) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 destinada aos grupos prioritários, iniciada na segunda-feira (11). Assim como aconteceu em diversas cidades, Mãe d’Água também antecipou a campanha, prevista para começar no dia 30 de abril.

As doses foram aplicadas na UBS Maria Nelma Soares, localizada no Centro da cidade, no distrito de Santa Maria Gorete e na Zona Rural, somente em gestantes e profissionais da Saúde. “Nessa primeira etapa nós recebemos da 6ª Gerencia Regional de Saúde em Patos, apenas 100 doses”, informou a Coordenadora de Imunização do município, Cícera das Graças Rodrigues. Ou seja, menos de 10% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde-MS para o município, que é de 1.028.

De acordo com a coordenadora, a expectativa é para o próximo sábado (30), dia “D” de vacinação, quando a secretária da pasta, Fátima Carvalho, espera que toda a população que faz parte dos grupos prioritário (idosos, puérperas, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, população indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei) poderá receber a dose. “Nossa meta é imunizar pelo menos 65 crianças de 05 meses a 02 anos; 203 crianças na faixa etária de 02 a 04 anos; 523 idosos e 05 puérperas, que são as mulheres que deram a luz recentemente, mas acreditamos que a procura deverá ser bem maior” acrescentou Rodrigues. “Talvez por conta da crise por que passa o país, lamentavelmente o Ministério da Saúde não está conseguindo produzir e enviar aos estados todas as doses necessárias para atender a demanda, e pelo visto, nem todos aqui serão imunizados”, Finalizou a Coordenadora de Imunização, Cícera Rodrigues.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *