Polo econômico do Sertão paraibano, a cidade de Patos recebe, entre os dias 2 e 5 de maio, a Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI). Palestras, oficinas e consultorias fazem parte da programação, que contará com especialistas nas áreas de finanças, marketing digital e formalização dos pequenos negócios.
Através da Agência do Sebrae em Patos, os empreendedores da região poderão participar de oficinas do programa SEI (SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro), voltada para o microempreendedor individual, e também palestras e consultoria sobre a formalização dos empreendimentos. Na segunda-feira (2), a partir das 9h, será realizada a palestra Orientações Sobre Obrigações e Direitos do MEI, com apoio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Ainda fazem parte da programação palestras sobre acesso ao microcrédito, marketing digital nas redes sociais para o MEI e também oficinas SEI nas áreas de controle de finanças, declaração de rendimentos do MEI, além do passo a passo para se montar um novo negócio. Todas as palestras e oficinas são gratuitas, realizadas no Centro Social Urbano – Jatobá.
De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, o evento é ideal para quem busca fortalecer seu empreendimento ou começar um novo negócio. “Estamos na 8ª edição da Semana do MEI e este já é um evento consolidado no Estado. Oferecemos aos microempreendedores individuais capacitações por meio de oficinas, levando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios. Os produtos e serviços do Sebrae ajudam o microempreendedor individual a ser lucrativo e aumentar a chance de sucesso como empresário”, disse.
Patos é uma das cidades paraibanas com o maior número de MEI, atualmente são 3.084 microempreendedores individuais de acordo com dados da Receita Federal. Na cidade eles estão, principalmente, nas seguintes atividades: cabeleireiros; serviços de taxi; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; de produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns); de bebidas; de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; lanchonetes (casas de chá, de sucos e similares).
A 8ª edição da Semana do MEI conta com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil (SICOOB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), prefeituras locais, SENAI, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e prefeituras municipais.
Semana do MEI – A Semana Nacional do Microempreendedor Individual vai oferecer palestras, consultorias e capacitações entre os dias 2 e 7 de maio em 39 cidades do Estado. O evento, que é gratuito, é uma oportunidade de tornar mais acessíveis capacitações e orientações sobre as vantagens da formalização, regularidade fiscal e benefícios conquistados para os microempreendedores individuais, sobretudo em época de crise econômica e baixas nas ofertas dos postos de trabalho.
O que é o MEI – Os microempreendedores individuais integram categoria de empresa que fatura, no máximo, R$ 60 mil por ano, e atua em diversos ramos de atividades, como ambulantes, artesãos, vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, jardineiros e encanadores. De acordo com a Receita Federal, dos mais de 127 mil pequenos negócios no Estado, 84.110 são microempreendedores individuais (equivalente a 66%). No último ano, foram formalizados 42 MEI por dia, gerando um percentual de crescimento de 22,5% nesta categoria empresarial de abril de 2015 a abril de 2016.