(veja comentário no final)
Trabalhar o rendimento dos jogadores é a meta da parceria firmada entre as FIP e o Nacional de Patos. A Faculdade receberá os atletas e acompanhará o rendimento de cada um, buscando melhorar o condicionamento físico e, consequentemente, o desempenho em campo.
“Será uma parceria de mão dupla, que irá contemplar tanto os jogadores do Nacional quanto a Instituição”, afirmou o coordenador de Educação Física, Nalfranio Sátiro. Para isso será disponibilizada toda a estrutura física necessária, a exemplo da Academia FIP Fitness, das Clínicas-Escola de Fisioterapia e Odontologia, além de laboratórios do curso de Nutrição.
Os atletas do Nacional permanecerão um ano sob os cuidados dos profissionais das FIP. Eles serão avaliados periodicamente para que seja observado o processo de evolução da equipe. “Com as avaliações, nós iremos entregar ao Clube informações sobre o que deve ser aperfeiçoado. A partir daí, a tendência é que os atletas melhorem muito”, assegurou Nalfranio.
Esses mesmos dados serão utilizados pelos alunos das FIP para a produção de trabalhos científicos. “Nós vamos realizar testes desde os mais simples, como perimetria, até os mais complexos, como teste de Força e VO² Máximo. Isso irá contemplar a parte física dos atletas e preencher nosso laboratório com uma gama de resultados que, posteriormente, serão usados em publicações”, adiantou Sátiro.
A parceria foi fechada no dia 29 de abril, em um encontro que reuniu o diretor das FIP, João Leuson Palmeira, a coordenação de Educação Física e a diretoria do Nacional. (ASCOM-FIP)
Comentário do programa – Nacional começa a trilhar o caminho certo. Montar um time com a “prata de casa”. Esta parceria é importantíssima e só podia ser feita com base em uma equipe de constituição mais ou menos estável. A parceria, como enfatizou o release tem importância para as duas partes. Serve de campo de treinamento para os alunos da FIP e presta um serviço importantíssimo ao futebol de Patos, preparando fisicamente a equipe do Nacional. A ironia é vinda por iniciativa da família Palmeira, que fundou e manteve por muitos anos a equipe do Esporte. Que no futuro certamente será objeto de uma parceria semelhante, desde que, claro, tenha uma equipe estável sobre que se trabalhe. (LGLM)