(veja comentário no final)
A senhora Marilene Gomes Mamede que reside no bairro Alto Casteliano, em Patos, usou a imprensa local para informar que procurou a Unidade de Saúde Belmiro Guedes em busca de ter acesso à vacina contra a influenza H1N1, porém, não obteve êxito.
Ela disse que muitas pessoas pertencentes aos grupos prioritários ainda faltam tomar a referida vacina, inclusive idosos e acamados.
“Como é que o governo federal inicia essa campanha e não tem vacina para aplicar. As pessoas estão indo procurar e estão voltando pra casa sem nada. Além disso, o município não tem previsão de quando vai chegar”, reclamou a popular.
Já o secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), informou que a vacina contra a influenza H1N1 está ocorrendo em quatro etapas. No último sábado, dia 07, aconteceu o Dia D de Vacinação, sendo essa a segunda etapa do processo.
“Em virtude dessas quatro etapas, no momento não dispomos das vacinas. Mas vale ressaltar que nós cumprimos a meta do primeiro e segundo lotes de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Também queremos tranquilizar a população, pois até a próxima sexta estaremos recebendo o lote de vacinas referente à terceira etapa da campanha. Iremos continuar a vacinação, inclusive atendendo as pessoas que se encontram acamadas, através dos agentes comunitários de saúde que farão esse intermédio com a unidade”, explicou o secretário.
Comentário do programa – Eu também procurei a vacina em vários postos médicos e não encontrei. O problema parece é que a população se interessou muito pela nova vacina e até pessoas que não estavam nos grupos de risco procuraram se antecipar e “furar a fila”. Espero que uma nova remessa da vacina tenha chegado, como prometeu o secretário, e vou procurar valer meu direito de idoso, já nesta segunda-feira. Darei o resultado para vocês, na primeira oportunidade. (LGLM)