(veja comentário no final)
No próximo dia 18 de maio, às 19h00, na Câmara Municipal de Patos, estará acontecendo uma sessão especial para discutir a grave situação dos animais que perambulam pelas ruas da cidade. A propositura é do vereador Sales Júnior (PRB) em consonância com voluntários que desenvolvem a campanha para Construção do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Patos.
Na noite desta terça-feira, dia 03, aconteceu reunião para definir os preparativos da sessão especial que terá cunho informativo e de esclarecimento sobre a real situação dos animais de rua e da necessidade urgente da construção do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Patos.
Presente na reunião, o professor doutor Silvano Higino, do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG-Patos), fez questão de deixar claro o que é um Centro de Controle de Zoonoses: “Antigamente, a Organização Mundial de Saúde preconizava que um Centro de Zoonoses, ele teria que fazer a captura de animais errantes e o sacrifício desses animais. Só que foram feitos diversos estudos nas últimas décadas e a própria Organização Mundial de Saúde estabeleceu recentemente que essa prática, além de ser cara não surtiu o efeito desejado. Hoje, um Centro de Controle de Zoonoses, que está dentro das normativas, busca a captura dos animais errantes da cidade, o tratamento quando possível, a castração, esterilização desses animais e a vacinação deles. E o mais importante de tudo isso seria a educação da população…o Centro de Controle de Zoonoses precisa investir em política de informação da posse responsável de animais…”, relata Dr. Silvano.
Perguntado sobre como se classificaria a atual situação dos animais que perambulam pelas ruas de Patos, o professor comentou: “Eu classificaria como uma situação alarmante. A gente acompanhou na mídia, recentemente, casos de ambientes, postos de saúde tomados de carrapatos. A população não precisa andar muito para se deparar com essa situação. Cães aos montes das esquinas, cães aparentemente doentes. Então, é uma situação alarmante”, finalizou Silvano.
(Jozivan Antero – Patosonline.com)
Comentário do programa – O Centro de Zoonoses pode ser implantado mediante uma parceria entre a Prefeitura de Patos e a UFCG. A prefeitura entraria com as instalações e a universidade com o pessoal do curso de veterinária. Seria o campo de treinamento dos alunos da universidade e um local de pesquisa para o professores e alunos. Se não fosse possível um local dentro do terreno da Universidade, a prefeitura poderia conseguir um espaço dentro do Parque de Exposições que fica junto e pertence ao que parece ao Estado. Poderia até ser feita uma campanha na cidade para a construção do centro, pois se ficarem esperando por verbas federais para cobrarem a comissão, o centro de zoonoses nunca vai sair. (LGLM)