(Veja comentário no final)
Visando promover um controle na população de cães e gatos e ainda impedir a proliferação de zoonoses, a Prefeitura de Patos através da Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira, dia 11, de forma experimental, a castração de cães e gatos da cidade.
O médico veterinário responsável pelo primeiro procedimento, Dilermando Simões Dantas, disse que inicialmente os animais castrados possuem donos, pois o procedimento exige uma série de cuidados pós operatórios, a exemplo de curativos e medicação correta.
“É preciso que os donos desses animais tenham essa consciência dos cuidados que devem ter com eles após a cirurgia de castração”, explicou.
Dilermando ainda informou que as pessoas interessadas em castrar seus animais de estimação, devem ficar atentas à divulgação do calendário de ações do castramóvel, que em breve será divulgado.
Antes do processo cirúrgico o animal é submetido a uma triagem e uma consulta para confirmar se pode fazer a cirurgia.
Após a fase experimental da castração de cães e gatos, o município buscará firmar convênios na tentativa de ampliar esse atendimento para os animais de rua.
Logo após a fase experimental, serão divulgados os locais e horários dos atendimentos do castramóvel.
Comentário do programa – Por que é uma fase experimental? Por que o veterinário está aprendendo às custas destes primeiros animais? (LGLM)
Ótima ideia.
Será?