Maternidade recebe equipamentos para tratamentos de crianças com microcefalia
(Veja comentário no final)
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo, é diagnosticada no início da vida.
Toda criança que nasce com microcefalia necessita passar por uma série de consultas e exames médicos. A rotina de cuidados do bebê começa já nos primeiros dias de vida. É necessário um serviço de ambulatório com uma equipe multidisciplinar, formada por pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
Diante da demanda na cidade de Patos e região, as FIP fecharam uma parceria com a maternidade Dr. Peregrino Filho, na criação de um ambulatório, com o intuito de desenvolver da melhor forma, um atendimento criterioso para esses pacientes. Foram doados equipamentos, e em contrapartida os alunos de Fisioterapia irão atuar nesse setor.
“A partir desse ambulatório, as crianças passam a ter uma qualidade de vida melhor, com os equipamentos doados pelas FIP, os pacientes receberam estimulação visual, tato e olfativa”, afirma a diretora assistencial da maternidade, Luciana Maia.
A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental e por isso quanto mais estímulo a criança tiver, melhores serão os resultados, exercendo também um papel fundamental nas habilidades cognitivas, de linguagem, sensoriais dentre outras.
O ambulatório irá funcionar nas terças e quintas, e foi montada uma estrutura para atender uma demanda que já existe, no entanto, dependendo do aparecimento de novos casos, o setor será ampliado e adequado para o número de crianças diagnosticadas.
(ASCOM – FIP)
Comentário do programa – A notícia não deixa claro onde vai funcionar o ambulatório, se na Maternidade ou nas FIP. Presumimos que seja na Maternidade. De qualquer modo, elogie-se a iniciativa das FIP que vêm firmando parcerias importantes na comunidade, prestando serviços importantes à população ao tempo que passa a contar com um campo de aprendizagem prático para os seus alunos. (LGLM)