(Veja comentário no final)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer pedindo que o STF (Supremo Tribunal Federal) encaminhe para o juiz Sergio Moroa denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista é acusado de ter atuado para evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró na Lava Jato.
Segundo a Folha apurou, a tendência é de que o ministro Teori Zavascki, relator do processo, encaminhe a acusação nos próximos dias para a Justiça do Paraná.
A denúncia envolve ainda Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) que perdeu a vaga no Senado após virar delator do esquema de corrupção. Com a cassação de mandato de Delcídio, não há mais acusados com foro privilegiado.
A denúncia ainda tem como alvo o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, seu filho, Maurício Bumlai, o banqueiro Andre Esteves, e Diogo Ferreira, ex-assessor de Delcídio. A ideia seria evitar que fossem delatados pelo ex-diretor.
Segundo a Procuradoria, eles teriam atuado para comprar por R$ 250 mil o silêncio de Cerveró.
A PGR afirmou ao STF que Lula “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa, ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Santos Esteves, Edson de Siqueira Ribeiro, Diogo Ferreira Rodrigues, José Carlos Bumlai, e Maurício de Barros Bumlai”, e pede a condenação de todos por obstrução da Justiça.
Os investigadores analisaram e-mail, extratos bancários, telefônicos, passagens aéreas e diárias de hotéis.
(Folha, nesta sexta)
Comentário do programa – O processo havia subido para o Supremo Tribunal Federal por que, na época, Dilma havia nomeado Lula ministro o que lhe garantia o foro privilegiado, assim como Delcídio Amaral também tinha o foro privilegiado por que era senador. Como os dois perderam o foro privilegiado, o Procurador Geral da República pediu agora que o processo fosse remetido de volta para a primeira instância, ou seja para o juiz Sérgio Moro, que o havia iniciado. (LGLM)
Lula esse juiz tem lado político.
A mesma coisa, Ubiratan, que o PT dizia, quando Moro estava denunciando os petistas, estão dizendo os peemedebistas agora, quando Mora está denunciado seus líderes. Outros partidos não perdem por esperar. Já tem denúncias contra Aécio Neves. O lado de Moro é o nosso lado, contra os corruptos. Isto é Política.