Uma operação deflagrada pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Estado da Paraíba movimentou as regiões de Patos, Teixeira e Matureia na manhã desta quinta-feira, dia 09.
A Operação denominada Escalada promoveu ações visando coibir os crimes ambientais nas regiões, principalmente na Serra de Teixeira, Patos e na localidade do Pico do Jabre, Município de Matureia.
Na ação foram resgatados 13 animais silvestres que estavam sendo comercializados, além da apreensão de 12 espingardas, dois revólveres e uma garrucha. A Operação Escolada ainda deteve e autuou seis pessoas que foram enquadradas por diversos crimes ambientais.
Os detidos foram multados em mais de R$ 100.000,00 pelos crimes praticados ao meio ambiente durante a operação.
A Polícia Ambiental vem intensificando as ações de combate aos crimes ambientais na semana em que se comemora a Semana do Meio Ambiente. As atividades de combate aos crimes serão as mais diversas e não tem hora para acontecer. De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Major Tibério Pereira, “a Operação tem por finalidade a contenção das degradações ambientais pelos quais vem sofrendo o Pico do Jabre, na Serra de Teixeira”. Major Tibério ainda disse: “A população da região clamava por ações nesse sentido, em virtude do Pico do Jabre ser um patrimônio do povo paraibano”, relatou.
(Jozivan Antero – Patosonline.com, com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar/PB)