(Veja comentário no final)
Na sexta-feira, dia 10 de Junho, no Auditório do Patos Water Play, em Patos, fez história a mais nova rainha do xadrez Paraibano. Sagrou-se campeã em sua primeira disputa estadual, a talentosa Sara Soares de Medeiros, 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo, do Município de Várzea. Ela venceu a categoria A (12 a 14 anos).
Treinada pelo pai, Isaac Soares de Medeiros, a nova pequena “joia” do xadrez paraibano atropelou suas adversárias tanto na Etapa Regional, onde teve que derrotar a forte jogadora escolar e campeã paraibana anterior, Victoria Ligia.
Já na etapa estadual, enfrentou as campeãs das outras regionais e venceu com autoridade, apesar da pouca idade, demonstrou muita tenacidade e grande poder de concentração, fator preponderante para obter resultado expressivo no xadrez.
Com este triunfo, a promissora enxadrista conquistou a vaga única do estado para a etapa nacional nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá no próximo mês de setembro em João Pessoa. A torcida agora é para que a “pequena notável” alcance os mesmos resultados alcançados nas duas etapas das quais participou e alce voo no cenário enxadrístico nacional.
O potencial já demonstrado pela exímia competidora a credencia para tal êxito, além de gerar expectativa bastante positiva de toda a comunidade enxadrística paraibana.
(ASCOM – Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com)
Comentário do programa – O xadrez é muito importante como parte da educação da juventude. Além de ser um esporte é também considerado como uma arte e uma ciência. Desenvolve o raciocínio e as habilidades matemáticas, sendo excelente auxiliar do ensino. Parabéns aos que o praticam e o ensinam às gerações posteriores. Amarante, Virgílio Trindade e Biu do Xadrez são alguns nomes importantes de difusores do xadrez entre nós. Biu hoje é um dos mais importantes técnicos que apoiam o xadrez nas escolas da região, preparando inúmeros atletas para participarem dos campeonatos escolares em todo o país. (LGLM)