Malta, na Paraíba, sofre com a falta de água e está em estado de emergência

By | 09/07/2016 4:20 pm

 

(Veja comentário no final)

Os moradores da cidade de Malta, região metropolitana de Patos, estão sofrendo com a falta de água. O município está entre os 170 da Paraíba que estão em estado de emergência por conta da estiagem e passa por racionamento no abastecimento.

Malta é abastecida pelo Açude de Coremas, que fica a 57 km. O manancial está, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), com 6,95 da capacidade. Até outubro de 2016, o açude deve atingir o volume mínimo operacional e a distribuição pode ser cortada.

Para o morador da cidade José Salviano Filho, a solução é apenas esperar a chuva para encher o açude. “A água é distribuída um dia em um bairro e outro dia em outro bairro. O pensamento da população é que só a natureza vai resolver o problema”, disse.

De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), as cidades abastecidas pelo Açude de Coremas vão passar a receber água do manancial Mãe D’água, que também está em estado de observação, com 12,7% da capacidade total.

Além do racionamento, Malta também sofre com o desperdício, segundo José Salviano Filho. “É uma falta de conhecimento da população que despediça água, sem entender que ele está prejudicando a ele mesmo”, alertou o morador.

Comentário do programa – Este é um problema muito sério, não só de Malta. A insensibilidade de muita gente diante da crise dágua. Tem gente desperdiçando água, como se esta fosse infinita. Aqui em Patos ao lado do futuro teatro tem uma senhora que lava a calçada de casa quase todo dia, para escândalo de quem passa por ali. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *