Câmara vai funcionar duas vezes por semana durante Olimpíada, diz Maia

By | 16/07/2016 5:06 pm

O presidente da Câmara eleito na última semana, Rodrigo Maia (DEM), afirmou que a Casa vai trabalhar dois dias por semana durante a Olimpíada, que começa no dia 5 de agosto e vai até o dia 21 do mesmo mês. O objetivo é agilizar as votações consideradas fundamentais, disse ele à imprensa, antes do encontro estadual do partido que acontece na manhã deste sábado (16) no Rio de Janeiro.

Nas próximas duas semanas, entre 18 e 31 de julho, a Câmara entrará em “recesso branco” e não terá votações em plenário. As sessões só serão retomadas em agosto.

“Vamos organizar com os líderes para trabalhar dois dias na semana, com trabalho intenso, para que a gente possa trabalhar segunda e terça e liberar os deputados a partir de quarta-feira. A gente tem como prioridade estreitar o relacionamento na Câmara dos Deputados, um diálogo melhor com a base e a oposição, além de uma harmonia maior com os três poderes. Temos projetos contra a corrupção, entre outros temas que estão aí na ordem do dia”, disse Rodrigo Maia, durante evento do diretório regional do DEM.

De acordo com o deputado federal, não é possível pautar muitos assuntos na Câmara devido à Olimpíada e às eleições municipais.

“Temos que votar a renegociação da dívida, votando o projeto do Pré-sal, avançando no início do debate da reforma da Previdência. O principal são os projetos de combate à corrupção, melhoria do sistema de controle do Estado e a reforma política, que acho que vai ser uma relação bem próxima com o Senado para termos uma posição conjunta, para não ficarmos nesse debate interminável que pulveriza votos e não resolve nada”, afirmou ele.

O presidente da Câmara também falou sobre as ações consideradas polêmicas com relação à economia. O deputado declarou que  não considera “impopulares” as medidas de ajuste fiscal que o governo de Michel Temer pretende implementar.

“Impopular é você gastar mais do que você tem e deixar 11 milhões de pessoas desempregadas. Não é impopular, é necessário para diminuir o desemprego à metade”, disparou ele.

Rodrigo Maia afirmou que seu antecessor, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à presidência, tem qualidades, mas que a imagem da Câmara não é boa neste momento. O peemedebista é réu no Supremo Tribunel Federal (STF) acusado de participar do esquema de corrupção investigado pela Lava Jato e, na Câmara, responde a processo de cassação do mandato.

“Tem momentos onde ele é muito produtivo, votamos matérias importantes até o primeiro semestre do ano passado. Depois a crise se acentuou com relação a ele. Vamos deixar o Eduardo cuidar do julgamento dele, defesa dele no Plenário, ele tem esse direito. Mas temos esse problema grande hoje, a imagem não vai bem. E de cada presidente que eu convivi, todos têm pontos positivos. Ele tinha o plenário como qualidade”, relembra Maia.
Rodrigo Maia também defendeu a liberação de jogos de azar como forma de aumentar a arrecadação no país. Diversos projetos sobre o tema tramitam na Câmara e no Senado.

“Sou a favor que o jogo faça parte da cadeia de entretenimento, a favor dos cassinos e resorts, com investimento na rede hoteleira, de eventos e também do jogo. Esse encaminhamento é que trará bilhões e bilhões para o Brasil. Hoje, o Brasil tem oito mil máquinas clandestinas e ninguém faz nada. Ou a gente caminha para uma coisa séria, ou vamos acabar com o que tem, porque se está lavando dinheiro todo dia”, afirmou ele.

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *