Diocese de Patos está desenvolvendo nas comunidades a campanha VOTO NÃO TEM PREÇO TEM CONSEQUÊNCIA
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 28/08/2016
A campanha lançada, em 22 de julho passado, pelo bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo, chama os cidadãos a refletirem sobre a importância do voto como arma de combate à corrupção, que tantos males tem trazido para o Brasil e para os brasileiros. Males como o descontrole econômico, o desemprego, a inflação, o sucateamento da saúde e da educação. Reproduzimos a seguir os textos constantes da CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POLÍTICA, utilizada nas comunidades para a discussão sobre a valorização do voto.
Ouça os vários blocos em que foi convertido em áudio o texto da cartilha:
Cartilha de Orientação Política 1
Cartilha de Orientação Política 2
Cartilha de Orientação Política 3
Cartilha de Orientação Política 4
Cartilha de Orientação Política 5
Cartilha de Orientação Política 6
Cartilha de Orientação Política 7
Janduhi Dantas dá show em literatura de cordel
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 29/08/2016
Recebi neste final de semana, um pacote enviado pelo professor, cordelista e serventuário da Justiça, Janduhi Dantas Nóbrega. No pacote, vários cordéis de sua autoria. Janduhi Dantas é velho conhecido nosso, desde a década de oitenta, quanto juntos militamos no incipiente PT patoense. Trilhamos caminhos diferentes e só agora fomos nos reencontrar através de primorosas obras de literatura de cordel, atividade a que ele se dedica nas horas vagas, das suas atividades na comarca de Juazeirinho e em aulas de Português de cursinhos em Patos e região. Dos exemplares que ele me enviou constam A VIAGEM AOS 80 ANOS DA REVOLTA DE PRINCESA, O MISTERIOSO ATENTADO AO BISPO DE CAJAZEIRAS, AS TRÊS VERDADES DE DEUS e A HISTÓRIA DA MULHER QUE ROUBOU PARA SE CASAR. Na primeira ele conta da maneira mais fiel possível a História da Revolta de Princesa. Na segunda reproduz o que soube nas mais diversas fontes sobre um atentado à bomba que aconteceu na cidade de Cajazeiras e que sem dúvida visava o então bispo de Cajazeiras, Dom Zacarias Rolim de Moura. Dom Zacarias é velho conhecido dos patoenses antigos pois foi vigário na então única paróquia de Patos, dedicada a nossa Senhora da Guia, de onde saiu sagrado bispo. A história não foi bem contada na época, já que havia censura nos meios de comunicação, mas Janduhi resgatou os fatos, inclusive consultando o inquérito então realizado, sem sucesso, pois até hoje não se sabe quem tentou matar Dom Zacarias, em plena ditadura militar. AS TRÊS VERDADES DE DEUS são resultado da adaptação para a literatura de cordel de um conto do escritor russo Leon Tolstói. O último dos cordéis foi uma transposição de um filme famoso de Alfred Hitchcok, Psicose. Além destes Janduhi tem outra obra famosa e que faz parte de muitas bibliotecas escolares em todo o país: LIÇÕES DE GRAMÁTICA EM VERSOS DE CORDEL, publicada pela Editora Vozes, uma das mais tradicionais do país.
A leitura dos cordéis de Janduhi é das mais agradáveis. Li as quatro obras que recebi, entre João Pessoa e Campina Grande, na manhã desta segunda-feira. Valeu a pena, cada uma melhor do que a outra. Parabéns ao poeta. Transcreve fielmente em versos bem elaborados, em linguagem compreensível, todo o sentido das obras, sejam sua fonte a história, o jornalismo, a literatura ou o cinema. Janduhi tem a poesia nas veias. Ele é irmão do poeta repentista e versejador Jomaci Dantas, o Lola.
Eleitor silencioso pode decidir eleição.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 30/08/2016
Nas eleições municipais, o eleitor silencioso pode definir o resultado do pleito. Existem vários tipos de eleitores silenciosos. Os que estão de tocaia “aventurando o oferecimento de alguma vantagem (cuidado pois tanto é crime dar como receber!). Os que ficam calados pois temem retaliação de um patrão ou dos governos estadual e municipal. Os que preferem ficar calados, pois não tem nenhum motivo para se expor. Os que estão realmente indecisos ou revoltados. Estes últimos pensando em votar nulo ou branco, o que não leva a nada, pois os analfabetos políticos continuam a votar. O resultado da eleição vai depender de como se comportam estes eleitores quando chegaram diante da urna eleitoral.
Você pode avaliar uma tendência do eleitorado em sua própria rua, verificando quantos ostentam propagandas dos candidatos a prefeito. Se um deles tiver mais da metade dos moradores da rua, a tendência é que ele ganhe, pelo menos naquela rua. Se os que não se manifestam forem em muito maior número, os eleitores calados podem eleger o candidato adversário. Não esqueça que entre os que se manifestam muitos podem estar enganando o candidato cujo retrato ostentam.Não se pode perder de vista que o eleitor do candidato de situação tem muito mais motivo de mostrar em quem vota pois é o que mais tem a perder, se seu candidato não ganhar. O eleitor de oposição, por seu lado, terá muitas razões para não se expor. Nem sempre quem faz mais zuada é quem ganha a eleição. Muitas vezes a zuada, as carreatas, as grandes concentrações, preparadas com muito dinheiro são organizadas para dar a impressão do “já ganhou e atrair os indecisos e os oportunistas. Mas ninguém se engane. O eleitor está ficando cada vez mais experto, principalmente porque descobriu que o desemprego, a inflação, a saúde e educação precárias, as estradas esburacadas, as ruas sem saneamento básico acontecem pelas más escolhas que fez nas eleições anteriores.
Entrevista com o empresário Pierre Landolt, da Fazenda Tamanduá
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 30/08/2016
Veja a entrevista concedida ao programa SALA DE CONVERSA pelo empresário Pierre Landolt, da Fazenda Tamanduá. Pierre falou sobre agropecuária, microcrédito e meio ambiente, áreas em que seu grupo atua na região. A SALA DE CONVERSA é apresentada às sextas-feiras, às oitoda noite, na TV SOL, televisão fechada que faz parte da grade da televisão a cabo SOL TV, do grupo SOLTELECOM. Os programas da SALA DE CONVERSA são reprisados na segunda às dez da noite, nas terças às onze da noite, nas quartas às dez da manhã e nas quintas às onze da manhã.
Use o link a seguir para ver a entrevista com o empresário Pierre Landolt, da Fazenda Tamanduá, no município de Santa Teresinha.
Entrevista com o empresário Pierre Landolt, da Fazenda Tamanduá
Faleceu na noite desta terça-feira, no Hospital Regional de Patos, dona Francisca Medeiros da Silva
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/08/2016
Antiga funcionária do Colégio Estadual de Patos e professora da Prefeitura Municipal, dona Francisca Medeiros da Silva faleceu, nesta terça-feira, 30 de agosto, aos 88 anos de idade. Era viúva de Severino Ribeiro da Silva, Biu Ribeiro, agropecuarista e antigo vereador em São José do Bonfim, e mãe do vereador Afonso Medeiros da Silva, também no Bonfim, e funcionário da Prefeitura de Patos. O casal tinha doze filhos: Socorro (já falecida), Sônia, Ana Maria, Ribeiro, Fátima, Vera, Adriana, Suzana, Afonso, Antônio, João Maria e Isabel. O corpo foi velado na residência da família, na rua Padre Anchieta, 277, no Santo Antônio, e sepultado no final da tarde desta quarta-feira, no Cemitério de São Miguel. Transmitimos as nossas condolências a todos os familiares.
Senado cassou mandato de Dilma Rousself, mas manteve sua elegibilidade.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/08/2016
Por 61 votos a 20, o Senado decidiu, no início desta tarde, que Dilma Rousself era culpada das irregularidades que provocaram o processo de impeachment e a afastaram definitivamente da Presidência da República. Vale ressaltar que todos os senadores (81) estavam presentes e todos eles votaram, sem nenhuma abstenção. Um requerimento de última hora provocou a realização de duas votações, Uma primeira para decidir se Dilma deveria ser condenada à perda do mandato e uma outra se ela ficaria inelegível por oito anos. Na segunda votação apenas quarenta e dois votos foram contra a inelegibilidade dela, quando seriam necessários 54 votos. 36 foram a favor dela e três senadores se abstiveram. Com isso, Dilma pode ser candidata a cargos eletivos e pode exercer funções públicas. Ou seja, os senadores tiveram “peninha” de Dilma e não decretaram a sua inelegibilidade.
Algumas horas depois o presidente Michel Temer tomou posse, diante do Senado, como presidente efetivo do país até final de 2018. Acabou o “reinado” petista no país durante treze anos.
Governo prorrogou para 31 de dezembro o prazo para quem deixou de receber o seu PIS/PASEP referente ao ano base de 2014.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/08/2016
O Ministério do Trabalho divulgou, a semana passada, uma lista das pessoas que têm o PIS/PASEP do ano base 2014 por receber e ainda não receberam. O governo decidiu ampliar até o dia 31 de dezembro o prazo de saque do abono salarial (ano-base 2014) PIS/Pasep. O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho, e já havia sido prorrogado para terminar nesta quarta-feira (31). Como a lista é muito longa (325 páginas) vamos disponibilizar o site onde ela pode ser consultada na internet:
ftp://ftp.mtps.gov.br/portal/trabalhador/AbonoSalarial/PB.pdf
Câmara de Vereadores realizou audiência pública para discutir situação do Terreiro do Forró.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 02/09/2016
A Câmara de Vereadores de Patos realizou, esta semana, uma audiência pública para discutir a mudança ou manutenção do Terreiro do Forró no local atual. Enquanto alguns fazem demagogia defendendo o indefensável, surgiu uma voz lúcida no meio da reunião. O representante do III Batalhão confirmou a opinião que temos sustentado, baseado em quem entende de segurança em locais de grandes concentrações de público, de que o atual Terreiro do Forró é inviável, do ponto de vista de segurança, para eventos de grande porte, concentrando milhares de pessoas. O representante da PM é também do entendimento de que o local é absolutamente perigoso para grandes públicos. Depois de algumas manifestações sugerindo alternativas para a solução do problema, ficou definido que o assunto só voltaria à discussão depois de passadas as eleições para evitar celeuma em torno do assunto. A sugestão é das mais sensatas em termos de tomada de decisões, mas entendemos que a discussão deveria continuar para fundamentar futuras decisões, evitando a exploração demagógica que alguns estão fazendo do assunto. Tem gente dizendo “o Terreiro é nosso” sem mostrar nenhum documento que prove a posse do terreno e sem dizer de onde vai tirar dinheiro para comprá-lo ou indenizá-lo. É pura demagogia. Assim como é pura irresponsabilidade deixar de considerar a questão da segurança para o público, levantada por quem entende do assunto. Ninguém é contra o São João de Patos, que queremos cada vez maior, mais animado e mais seguro. O que se quer é evitar que de futuro Patos ganhe manchetes nacionais por reeditar episódios dolorosos como o da boate KISS em Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Escritora patoense lança dois novos romances esta semana em João Pessoa.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 03/09/2016
Acontecerá na próxima sexta-feira, 09/09, no Sindicato dos Bancários em João Pessoa, o lançamento dos dois últimos romances publicados pela escritora patoense Creusa de Sousa Medeiros. Colega aposentada do Banco do Brasil, Creusinha é formada em Letras, na Fundação Francisco Mascarenhas. De tradicional família patoense, foi inicialmente professora, até passar num concurso do Banco do Brasil, tendo trabalhado nas agências de Pombal, Patos, Campina Grande, Fortaleza e João Pessoa. Creusinha lançou em 1972, o seu livro de estréia, VIDAS ENTRELAÇADAS NUMA HISTÓRIA DE AMOR. E lançou recentemente em Patos, os dois romances que publicou este ano, LETÍCIA e VIVENDO UM SONHO REAL, cujos lançamentos fará esta semana em João Pessoa. Fomos convidados para fazer a apresentação do romance VIVENDO UM SONHO REAL, em evento que terá início às sete e meia da noite da próxima sexta-feira, 09 de setembro, no Sindicato dos Bancários, na avenida Beira Rio, em João Pessoa. Vá assistir ao lançamento e adquirir os dois exemplares. Vale a pena. Fiquei tão empolgado que, em trinta e seis horas, li os dois romances. Creusinha escreve muito bem e “amarra” o leitor. Suas histórias são interessantes e tocam de perto a realidades que eu conheci de perto, a cidade de Patos e o Banco do Brasil, que permeiam os dois romances. Seus personagens são pessoas com que muitos de nós convivemos, embora eu não tenha conseguido identificar ninguém, pois acredito que ela, pode até ter utilizado fatos reais, mas as personagens são certamente fictícias. Segundo me informou, Creusinha já tem dois novos livros prontos, em fase de preparação para publicação.
Promotora concorda com impugnação do registro de Nabor Wanderley, mas juiz ainda não julgou o processo.
By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 03/09/2016
O registro foi feito em matéria do blog do Gordinho, publicado na capital do Estado e vazado nos seguintes termos:
Promotora Eleitoral opina pela inelegibilidade de Nabor Wanderley que disputa Prefeitura de Patos
A promotora eleitoral Lívia Vilanova Cabral, encaminhou ao juiz da 28 Zona Eleitoral, responsável pelos registros de candidaturas da cidade de Patos, documento em que acolhe o pedido de impugnação de registro do candidato a prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), formulado pelo PSDB.
Os tucanos, que tem como candidato o deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB), alegam que o peemedebista foi condenado em oito processos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em ações que tratavam de fraudes, ausência de licitações e outras irregularidades que resultam em improbidade administrativa.
“Verificando os oito processos referidos na defesa, não há dúvida da subsunção do fato à hipótese normativa de inelegibilidade”, opinou.
A promotora ainda encaminhou à Procuradoria Regional Eleitoral os autos do processo para que se adote medidas pertinentes quanto à inelegibilidade de Nabor Wanderley, que ocupa o mandato de deputado estadual atualmente.
Comentário do programa – Trata-se de um parecer da promotora eleitoral e deve ser analisado pelo juiz eleitoral encarregado dos registros dos candidatos. Qualquer que seja a sentença judicial, certamente será contestada pela parte insatisfeita que poderá recorrer para o TRE e até para o TSE. Devido os prazos curtos, a tramitação tem que ser rápida, pois uma eventual substituição só poderá ser feita até o dia 12 de setembro. Diante dos boatos de que já haveria decisão judicial, contatamos uma fonte da justiça eleitoral, na manhã deste sábado, e esta nos asseverou que ainda não foi prolatada nenhuma sentença com relação ao registro do candidato do PMDB, apenas foi juntado ao processo o parecer conclusivo da promotora eleitoral, favorável à impugnação. (LGLM)
Um ilustre desconhecido!
Ele não gosta de badalaçoes.