Trabalhadores patoenses resgatados de trabalho escravo no Rio Grande do Sul chegaram a Patos sob proteção do MPT e da Polícia Federal

By | 06/09/2016 5:05 am

Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal acompanharam o desembarque em Patos dos trabalhadores que foram resgatados em Lajeado no Rio Grande do Sul, após serem encontrados em condições de trabalho degradante . Eles estavam sendo alojados na caçamba de um caminhão, no qual havia uma cela onde eram trancados pelos empregadores quando não atingiam metas de venda. Como eles receberam lá no Rio Grande Sul o dinheiro correspondente aos seus direitos trabalhistas, havia o temor de que tomassem deles este dinheiro quando eles chegassem a Patos. Inclusive o Ministério Público do Trabalho teria recebido uma denúncia de que os empresários para quem eles trabalhavam e que haviam sido obrigados a pagar os direitos trabalhistas deles teriam mandado gente recebê-los em Patos para tomar o dinheiro, motivo pelo qual Procuradores do Trabalho, comandados pelo procurador Raulino Maracajá, com a apoio da Polícia Federal, acompanharam estiveram presentes no seu desembarque em Patos.

Segundo a procuradora do trabalho, Marcela Asfóra, os dois empregadores também são paraibanos e foram detidos na cidade de Lajeado (RS). Eles foram obrigados a pagar um valor em rescisão aos trabalhadores e a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

De acordo com as investigações, trata-se de uma rede de agentes que aliciam os trabalhadores aqui no Estado e, ao chegar ao destino, os submetem a péssimas condições de trabalho e punições. O MPT está investigando o caso e pretende descobrir como essa rede está articulada para evitar que outros trabalhadores paraibanos sejam vítimas desse golpe.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *