Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (12), no Point da Imprensa localizado no Shopping Cidade, o prefeito em exercício Patos Lenildo Morais (PT), anunciou nomes de alguns secretários que irão compor a gestão municipal. O prefeito afirmou que o ato de tentar anular a posse da última sexta-feira se contrapõe a justiça do Brasil que o intimou a assumir o cargo de prefeito da cidade de Patos. Lenildo disse que seus secretários terão dois dias, para produzir um sucinto relatório sobre a atual situação da maquina pública, para que juntos possam saber como anda a contas, os contratos, os débitos e as finanças em geral da prefeitura municipal de Patos.
O prefeito disse ainda que vai iniciar sindicâncias em diversas áreas da administração municipal para apurar algum tipo de irregularidade que por ventura exista na administração. Ele deu como exemplo os empréstimos consignados que segundo informações, não estão sendo sandados juntos aos bancos credores, os descontos estão sendo realizados no contracheques, porém, os bancos não estão recebendo o repasse.
Em relação aos pagamentos feitos pela prefeitura, Lenildo disse que vai suspender todos os pagamentos até que seja feita um levantamento de quem realmente está trabalhando e dos fornecedores que na verdade tem algo a receber da prefeitura. O prefeito deixou bem claro que quem não trabalha não mais receberá da gestão municipal. Ele tratou de tranquilizar os funcionários afirmando que assim que tiver um posicionamento de sua equipe, os salários e os pagamentos dos fornecedores serão realizados.
Lenildo Morais concluiu sua fala afirmando que não pediu pra essa situação acontecer, porém, não se furtará a uma intimação da justiça do Brasil para que ele assuma o cargo de prefeito e muito menos deixará vacante o posto de prefeito de Patos, de acordo com ele, o novo prefeito está pronto para trabalhar pela sua cidade.
Secretários Anunciados:
Chefe de Gabinete – Varlindo Nóbrega Carneiro – Gestor, trabalhou recentemente na presidência da república.
Finanças – Dr. Arnon Medeiros Santos – Auditor do Fisco estadual, com experiência na secretaria de fianças do nosso município.
Administração – Dr. Marcos Túlio Rodrigues Ataíde – Advogado especialista em direito administrativo, membro do TJ-PB como juiz conciliador.
Saúde – Drª Mirian Andrade Beltrão – Médica atua no PSF do Residencial itatiunga.
STTRANS – Rivânia dos Santos – Agente de Trânsito concursada e administradora de empresa.
Ação Social – Gércia Dantas da Costa – Assistente Social.
Procon – Francisco Jacinto da Silva – advogado.
Procuradoria do Município – Claudenor Lúcio de Sousa.
Patos Prev – Marxon José Dias Leite – Funcionário do Patos Prev.
Coordecom – Jefferson Saldanha – Jornalista, radialista.
Demais secretários serão anunciados durante a tarde de hoje ou no início da manhã desta terça-feira.
Comentário do programa – Um dos cargos ainda por preencher seria a Secretaria de Educação. Informação, que recebemos mas que não conseguimos confirmar, dava conta de que Lenildo teria consultado a Secretária de Educação, Adalmira Marques, sobre a possibilidade de ela permanecer no posto. A informação dava conta de que ela agradecera pela consideração, mas que preferia ficar de fora, a exemplo dos demais companheiros da equipe da prefeita afastada.
É uma pena que Adalmira não queira continuar no cargo. A Secretaria de Educação está “afinada”, funcionando muito bem e qualquer solução de continuidade pode atrapalhar o excelente trabalho que ali se realiza. Acreditamos que o interesse de Lenildo é preservar o que lá está sendo feito, reconhecido por toda a população, sem que se esteja com isso fazendo um juízo de valor com relação a outros setores, a não ser aqueles que são objeto de preocupação dos órgãos de fiscalização e controle. (LGLM)