O Patos Online reproduziu release da Prefeitura de Patos, segundo o qual “Lenildo anunciou também que abrirá imediatamente o processo de licitação para a contratação de empresas para oferecer transporte público coletivo à população de Patos.” A solução não é tão fácil. A prefeita afastada já abriu várias licitações para contratar empresas que ofereçam transporte coletivo para a população e estas licitações têm sido desertas. Há em Patos uma concorrência desleal que afugenta qualquer empresário que tenha o mínimo de bom senso. Nenhuma empresa aguenta concorrer com o transporte clandestino seja por motos seja por automóveis. Nenhuma empresa vai suportar concorrer com táxis lotação. Além de combater esta concorrência desleal que tem que ser completamente derrotada, a prefeitura tem que organizar um sistema de vale-transporte para que os trabalhadores possam utilizar os ônibus com parte do valor da passagem sendo paga pelos empregadores. Além disso, há gratuidades que tem que ser subsidiadas pelo poder público, caso de idosos e estudantes. Para combater a concorrência desleal, a administração municipal vai ter que enfrentar os que vivem dessa concorrência desleal. Para implantar o vale transporte a prefeitura vai ter que enfrentar tanto o desinteresse dos trabalhadores como a oposição dos empregadores que terão que suportar uma parte do custo do vale transporte. Para subsidiar as gratuidades, a prefeitura precisa ter dinheiro.
O problema de transporte coletivo não se resolve com uma simples canetada. Tem que ser estudado profundamente e têm que ser tomadas medidas antipáticas que terão oposição dos mais diversos lados, até o sistema começar a funcionar a contento, convencendo todas as partes envolvidas das vantagens que cada uma possa ter. Antes dessa s providências dificilmente se encontrará uma empresa que tenha coragem de bancar a exploração do transporte coletivo em Patos. A não ser que a Prefeitura estivesse disposta a subsidiar completamente o funcionamento dessa empresa. Mas onde ir buscar o dinheiro para isso?
Existe uma grande necessidade desse serviço, só que duvido que ele consiga resolver esse problema, e fácil estando de fora .
Patos virou o Recife dos anos 90 quem morou lá sabe o que eu falo !!!
O transporte coletivo era dominado pelas Kombis no Recife !!!
Patos é cidade que tem mais moto taxi, mais moto de pescadores, de trabalhadores rurais ….ou seja mais forma de não pagar IPVA …e udo isso só se consegue com apoio das “autoridades”….ainda se fala em moralidade etc….
Hipócrita tira primeiro o cisco do teu olho, para depois tirar o do teu irmão. coloca isso na política de Patos, e veja se tem gente se comportando assim.