(Veja comentário no final)
O aeroporto de Cajazeiras deverá começar a funcionar do dia 27 de outubro. Os trâmites legais para a homologação da pista já estão sendo concluídos na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que a cidade recebe voos regionais. A informação foi adianta pelo senador cajazeirense Raimundo Lira (PMDB-PB).
“A previsão é de que nós estaremos fazendo o voo inaugural em Cajazeiras no próximo dia 27 de outubro. Eles nos prometeram que até lá já estaria liberado. Haveria a supervisão técnica e a consequente liberação do aeroporto de Cajazeiras”, afirmou o parlamentar, em entrevista nesta sexta-feira (16).
O parlamentar lembrou que o aeroporto está em condições de operação, com uma pista muito boa, muito bem localizada e segura, mas ainda depende da homologação para funcionar.
Depois de homologado, o aeroporto poderá funcionar para voos e decolagens. “Inicialmente sem iluminação, sem o balizamento noturno e, posteriormente, numa segunda etapa, com o balizamento noturno”, afirmou o parlamentar.
Com o licenciamento do aeroporto, o próximo passo é atrair empresas de aviação para a implantação de linhas regionais que passem por Cajazeiras, aumentando, assim, o fluxo de passageiros vindos de outros estados nordestinos, como Ceará e Rio Grande do Norte.
O senador afirma que está buscando também recursos para o aeroporto de Patos, que estará entre os 50 equipamentos brasileiros que serão estruturados e modernizados para a aviação regional.
“Eu conversei recentemente com o deputado Hugo Motta, e adianto que vão sair os recursos para modernizar a pista do Aeroporto de Patos, e começar a construção de uma estação de passageiros, para que ele possa começar a participar do programa da aviação regional” finalizou Lira.
Comentário do programa – Mais uma vez Cajazeiras “passa a perna” em Patos. Alguns anos atrás perdemos para Cajazeiras a Faculdade de Medicina da UFPB, tudo por falta de empenho de nosso representante na Câmara Federal. Agora, Cajazeiras é a primeira cidade do Sertão a ter voos de avião para outras cidades e estados. Apesar do “consolo” do senador cajazeirense Raimundo Lira de que vai lutar por recursos para ampliação do aeroporto de Patos e a construção de uma estação de passageiros, Cajazeiras saiu na frente e nós ficamos “chupando o dedo”. Só falta agora perdermos para Cajazeiras a possiblidade de termos em Patos a reitoria da Universidade Federal do Sertão. Agora qie Hugo Motta perdeu o “padrinho” Eduardo Cunha, ninguém vai nem saber em Brasília que ele existe. Só se lembrarão dele como o incompetente presidente da CPI da Petrobrás que só serviu para tentar blindar Eduardo Cunha. (LGLM)
O DE PATOS TERA O PRIMEIRO VOO EM NOVEMBRO DE 2500.