(Veja comentário no final)
O diretor das Faculdades Integradas de Patos, João Leuson Palmeira, recebeu nesta quarta-feira (14/09) o prefeito de Patos, Lenildo Morais, e o secretário de finanças da nova administração, Arnon Medeiros. O encontro foi para discutir os convênios mantidos entre as FIP e a Prefeitura, para viabilizar a prática dos alunos.
De acordo com a direção da Faculdade, todos os convênios foram mantidos, assegurando o desenvolvimento dos trabalhos. Em contrapartida, os usuários dos serviços de saúde têm a garantia de um atendimento mais ágil e de qualidade.
Durante a conversa, João Leuson e Lenildo Morais também discutiram a possibilidade de um novo convênio, integrando os profissionais da Residência Médica ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Os detalhes sobre a parceria ainda serão acertados entre a Instituição e o poder público, até que seja oficializada.
O diálogo entre a Faculdade e a Prefeitura visa, além das boas relações entre as Instituições, à segurança na formação dos acadêmicos. A parceria com a Residência é essencial para que os médicos conheçam a fundo a realidade da população, despertando um olhar mais humanizado.
(ASCOMFIP)
Comentário do programa – Uma das coisas mais enervantes para o usuário é chegar a um posto médico e não encontrar o médico. Num possível convênio entre as FIP e a Prefeitura os residentes podiam ser utilizados como substitutos para os médicos que eventualmente precisassem faltar ao serviço. Cada um deles podia ser destinado a um posto médico onde daria um suporte de algumas horas semanais e ficava de sobreaviso para uma eventual falta do titular do posto médico. Por falar em postos médicos, esta semana, fui muito bem atendido na Unidade de Saúde Carleusa Candeia, na rua Augusto dos Anjos, no Santo Antônio, próximo a minha residência patoense, pelo Dr. Teógenes, um jovem médico recentemente admitido ali, assim como por Jardelma a recepcionista. (LGLM)