Posts da Semana

By | 06/11/2016 12:02 am

 

Dinaldinho anunciou a futura Secretária de Desenvolvimento Social

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/10/2016 12:32 pm

Dinaldinho anunciou, via Facebook, no final da manhã desta segunda-feira, a sua futura Secretária de Desenvolvimento Social. Trata-se da senhora Maria da Guia Medeiros Lustosa. Guia Lustosa foi durante vários anos gerente local do INSS e é atualmente uma das lideranças da Pastoral da Criança da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, sendo profunda conhecedora dos problemas sociais da nossa cidade.

 

Serviço de mamografia da Maternidade deixou de atender em pleno Outubro Rosa

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 31/10/2016 6:02 pm

Enquanto em todo o país se realiza uma campanha de prevenção do câncer de mama, chamado Outubro Rosa, em Patos serviço de mamografia da Maternidade Peregrino Filho deixou de atender no último sábado. O serviço de mamografia, em sua programação, destinou todos os sábados para atendimento das mulheres patoenses, enquanto as dos municípios da região são atendidas em outros dias da semana. A semana passada as interessadas fizeram as suas inscrições para se submeterem à mamografia e quando chegaram lá no sábado encontraram o serviço fechado. Passaram-lhes uma informação de que as fichas teriam se esgotado o que não procede por que não foi estabelecida uma limitação para as inscrições. As prejudicadas ficaram revoltadas por que em plena campanha não puderam fazer a sua prevenção. A informação me foi passada por uma ouvinte prejudicada.

 

Dinaldinho anuncia titular de Chefia de Gabinete

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 01/11/2016 2:18 pm

A vereadora Ísis Carla de Medeiros foi anunciada no início da tarde da terça-feira, pelo prefeito eleito Dinaldinho Wanderley, como sua futura Chefe de Gabinete. Ísis Carla, atual presidente do PSDB Mulher, é graduanda em Direito. nas FIP.

 

Lenildo e dono de empresa entregaram à população primeiros seis ônibus de transporte coletivo.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 01/11/2016 2:25 pm

Hoje pela manhã  o Prefeito  Lenildo  Morais,  juntamente  com o empresário  Aldo  Braz,  fizeram a entrega  oficial  de 6 ônibus que farão  o serviço  de transporte  coletivo no município  de Patos. Os veículos  possuem ar condicionado, rampa de acesso  para portadores de deficiência  física e todas as condições  para um transporte seguro e de qualidade. A TRANSBRAZ, é uma empresa de São José  do Egito, que opera no setor se transportes coletivo desde a década  de 70.

Em seguida autoridades,  imprensa e populares fizeram uma viagem inaugural em um dos ônibus  da empresa TRANSBRAZ,  que fará o transporte coletivo em nosso município,  beneficiando, idosos, estudantes,  trabalhadores e a população  em geral. No passeio as presenças do Prefeito Lenildo  Morais,  Vereador  Diogo Medeiros,  Líder do Prefeito  na câmara e Aldo Braz, proprietário da empresa.

É  cumprimento de uma das primeiras promessas do prefeito interino Lenildo Morais.

(Com informações da assessoria)

Comentário do programa – As atividades da empresa ficam suspensas até o dia 14/11, enquanto se providencia uma reforma da antiga rodoviária para comportar um Centro de Integração.

 

Os táxis-lotação são um dos nós a serem desatados na questão do transporte coletivo.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 01/11/2016 4:01 pm

Uma das questões que impactam o problema do transporte coletivo em Patos é a existência de um serviço não oficial de táxi-lotação. Tal serviço não tem autorização na cidade de Patos. E o táxi-lotação é um dos concorrentes danosos do transporte coletivo. Numa rápida pesquisa que fizemos sobre o assunto descobrimos que as cidades que adotam o chamado táxi-lotação o fazem em trajetos que não são servidos pelo transporte coletivo comum. Por exemplo, um trecho como do Matadouro até o Centro da cidade, não podendo colher passageiros no trecho servido pelos coletivos.   Esta pode ser uma das saídas para o problema do táxi-lotação aqui em Patos. A população não pode ficar privada do transporte coletivo porque algumas pessoas fazem táxi-lotação. Seria prejudicar toda a população para beneficiar alguns poucos que exploram aquela modalidade. Que se criem novos pontos para que possam fazer táxi comum, se já têm alvará para prestar o serviço. (LGLM)

 

Canal do centro da cidade de Patos preocupa antigos moradores.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 01/11/2016 11:56 pm

Enquanto se constroem novos canais na cidade de Patos, um velho canal corre silenciosamente, por baixo dela, e pode trazer sérios problemas para a cidade em um futuro próximo. Trata-se de um canal que corre pelo centro da cidade, construído há mais de sessenta anos, e que está começando a ruir e pode causar sérios prejuízos no primeiro inverno forte que nós enfrentarmos. O canal passa por baixo das ruas João da Mata, Rui Barbosa, Solon de Lucena, Rio Branco, Pedro Firmino, Vjdal de Negreiros, Paulo Mendes, João Soares e Praça da Independência até desaguar no Rio Espinharas, próximo à antiga Rodoviária. Os mais jovens nem sabem da existência deste canal que nos invernos chegava a inundar o antigo Cine Eldorado e a Livraria Dom Bosco, debaixo dos quais ele passava. A administração municipal deve ficar atenta para este canal e procurar estudar uma solução para prevenir futuros problemas para a cidade. Ele tem apresentado problemas pontuais que são resolvidos aos poucos, mas quem já adentrou nele é testemunha de que ele está em sua maior parte comprometido e pode surpreender a cidade num primeiro inverno mais pesado. Ouvimos esta semana, o testemunho de várias pessoas de minha geração preocupadas com a situação deste canal.

 

Dinaldinho vai, aos poucos, montando a sua equipe.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 02/11/2016 12:19 am

O prefeito eleito, Dinaldinho Wanderley, vai aos poucos montando a sua equipe para administrar a cidade, a partir de 1º de janeiro de 2017. Muita gente demonstra incomodado com o suspense que se faz no anúncio dos nomes dos futuros secretários, que estaria sendo feito a “conta-gotas”. Não acreditamos seja do interesse de Dinaldinho fazer suspense. Conforme já anunciou, ele tem critérios definidos, como experiência e capacidade técnica, como importante na escolha de seus auxiliares. O que muita gente esperava era um “pacote fechado”, mas a escolha tem que ser realmente criteriosa, pois dela depende o sucesso da futura administração. Antigamente se fazia uma escolha mais política, tentando acomodar os vários grupos políticos que haviam contribuído para a eleição de um prefeito. Mas os tempos são outros e a competência, a experiência e a confiança são cada vez mais importantes. Um administrador, se não quiser ser surpreendido amanhã ou depois, tem que ter muito cuidado nas escolhas, vendo o exemplo de muitos administradores que tiveram problemas até com pessoas de seu círculo familiar. Com a fiscalização dos órgãos oficiais cada vez mais ativa, a escolha de auxiliares passa a ser cada vez mais importante. Diz a sabedoria popular que “quem vê as barbas do vizinho pegando fogo tem que por as suas de molho”. Até agora, aparentemente, Dinaldinho não fugiu dos critérios que anunciou, mas acreditamos que ele já tem mais ou menos esboçada a sua equipe, e está usando, inclusive, o período de transição, para observar alguns destes potenciais auxiliares. Temos certeza de que as escolhas serão concluídas e anunciadas a tempo de todos se prepararem para começar com força total, já a partir de primeiro de janeiro. Pode até haver desencantos para alguns, mas a cidade ao final será bem servida. Segundo fomos informados, Dinaldinho estaria pensando, inclusive, na possibilidade de fazer algumas modificações na própria estrutura da administração, o que pode retardar um pouco a indicação de nomes para aqueles órgãos, cargos e funções a serem criados ou modificados através de lei e que dependeriam de aprovação da futura Câmara de Vereadores.

 

Sondagens sobre mensalão surpreendem Lenildo

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 03/11/2016 7:32 am

Entre as muitas surpresas que teve ao assumir a administração municipal de Patos, como comissionados com altos salários que nunca compareciam ao trabalho, contratados que ninguém sabia quem eram, veículos locados que ninguém sabia onde prestavam serviço, imóveis de que a prefeitura pagava aluguel e que permaneciam fechados, outro fato surpreendeu o prefeito Lenildo Morais. A pretensa existência de um mensalão. É o tipo de informação de que ninguém passa recibo. Mas o prefeito Lenildo Morais teria sido sondado sobre se ele continuaria a pagar determinado valor que os vereadores costumavam receber do Poder Executivo, uma espécie de mensalão, cujo valor seria em torno de dez mil reais por mês. A informação encerrava dizendo que a resposta de Lenildo teria sido negativa, já que estava tentando de todas as formas diminuir as despesas da prefeitura, inclusive com a exoneração de comissionados e contratados considerados desnecessários.

 

Dinaldinho anunciou sua Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 03/11/2016 11:17 am

Utilizando, como costuma, o Facebook, o prefeito eleito Dinaldinho Wanderley, anunciou nesta quinta-feira, 03 de novembro, a sua Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social. Trata-se da graduanda em Serviço Social Verônica Leite Serpa Henrique. Verônica é funcionária efetiva do Município de Patos, onde exerce atualmente a função de Coordenadora Municipal do Bolsa-Família.

 

Por que tanta gente protesta contra a PEC 241?

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 03/11/2016 8:02 pm

Será que reforma de ensino e controle das despesas não são necessárias neste país?

Muita gente está indo às ruas pelo gosto de se manifestar contra o Governo Federal. Estudantes invadiram escolas contra a Reforma do Ensino. Agora, as viúvas do PT vão às ruas se manifestar contra a PEC que visava estabelecer um teto para as despesas públicas. Num caso e noutro, o mais importante era uma discussão equilibrada sobre cada uma das propostas. O nosso ensino tem qualidade de Terceiro Mundo, não habilitando devidamente os alunos nem para a carreira acadêmica, nem para o mercado de trabalho. Alguma coisa tem que ser feita para melhorar o nosso ensino e, ao invés de ocupar escolas, professores e alunos deveriam discutir o que fazer para melhorar a qualidade do ensino, principalmente no ensino fundamental e médio, base para os que querem ingressar na universidade ou no mercado de trabalho. E não embarcar numa luta corporativista dos que querem manter vantagens e interesses.

No caso da PEC,  as despesas públicas vem aumentando num ritmo que pode quebrar totalmente a nossa economia. E a partir daí, “nem mel, nem cabaça”. Alguma coisa tem que ser feita. Mas ao invés de promoverem debates onde  ouvidas tanto pessoas que são contra a PEC como pessoas que são a favor, o que se faz é simplesmente satanizar a PEC com se ela fosse a origem de todos os males. O que está faltando neste país é um debate racional sobre os grandes problemas nacionais, ao invés de embarcar simplesmente numa mobilização conduzida justamente pelos terminaram de quebrar o país.

Ainda com relação à PEC,uma observação interessante. Alguns meses atrás,  a Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou um projeto do Governador Ricardo Coutinho, na mesma linha da PEC do Teto, inclusive congelando os salários dos funcionários públicos estaduais, que contou inclusive com o voto favorável do deputado Nabor Wanderley. E poucos se manifestaram contra uma lei que só atingia os funcionários estaduais. Quantos dos que foram às ruas hoje se manifestaram contra a lei aprovada pela Assembléia. Agora que a PEC pode atingir interesses de escolas e professores, inclusive federais todos “caem de pau” em cima da PEC onde não encontram nenhuma virtude.

 

Por que Lucinha do PCdoB “bate” tanto no prefeito Lenildo?

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 04/11/2016 6:56 am

Constituição garante o sigilo da fonte, por isso o jornalista tem que zelar pelas boas fontes.

Somos do tempo em que a água que se bebia em Patos era tirada de cacimbas existentes no leito do Rio Espinharas. E todo mundo zelava por estas fontes de água potável. Ninguém ousava tomar banho em uma destas cacimbas. Anos depois quando comecei a praticar o jornalismo, aprendi outra lição. A gente tem que zelar também pelas fontes de informação. Se eu não zelar por ela hoje, amanhã ela pode “secar”. Por isso, muitas vezes, nós jornalistas divulgamos uma informação sem citar a fonte onde a conseguimos. Isto, inclusive, é assegurado pela Constituição Federal. É o chamado sigilo da fonte. Claro, que antes de divulgarmos uma notícia destas, procuramos nos assegurar de que a notícia tenha boa procedência. Se a fonte é de nossa absoluta confiança, nós divulgamos a notícia sem medo. Se não, uma medida preventiva é tentar checar a informação com outras fontes, que nos sejam também confiáveis. Caso contrário, dependendo do interesse da informação, assumimos que se trata de boato, usamos o condicional e outras formas de prevenir o leitor/ouvinte/telespectador.

Muitas vezes, porém, recebemos uma informação, com aparência de verdadeira, mas que é na realidade, uma “plantação” de notícia. Por exemplo, quando está se montando um secretariado ou ministério. Alguém quer se insinuar para determinado cargo e começa a confidenciar a jornalistas amigos que foi sondado para um cargo. É a história do “se colar, colou”. Se o jornalista divulga a notícia, aquilo pode influir no espírito do governante e o “plantador” pode terminar nomeado. Conta-se até uma história que teria acontecido com Tancredo Neves, político mineiro dos mais ardilosos. Um determinado político procurou o presidente eleito e lhe disse que os amigos estavam perguntando se era verdade que ele tinha sido sondado para determinado cargo. E perguntou a Tancredo: “O que é que eu respondo a  eles”. Tancredo, mineiramente, respondeu: “Diga que foi convidado, mas não aceitou”.

Mas, por falar em zelar pelas fontes. Fiquei curioso pelo fato de a vereadora Lucinha do PCdoB vir fazendo críticas sistemáticas ao prefeito interino Lenildo Morais. Procurei saber por quê. Uma das respostas que ouvi foi que ela estaria inconformada pelo fato de quatro “fantasmas”, indicados por ela na administração anterior e nomeados para a Secretaria de Meio Ambiente, terem sido exonerados pelo prefeito Lenildo Morais. A fonte me pareceu boa. Mas, por via das dúvidas, estou procurando alguém que me confirme a informação.

 

Continua a expectativa em torno do secretariado de Dinaldinho.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 04/11/2016 8:08 pm

Dinaldinho continua anunciando a “conta-gotas” o seu secretariado. Mas mais da metade do primeiro escalão ainda está por definir. Secretarias importantes como Controle Interno, Defesa do Consumidor, Desenvolvimento Econômico, Infra-estrutura e Serviços Públicos, ainda estão sem definição dos seus futuros ocupantes. Algumas das atuais secretarias (Meio Ambiente; Cultura, Turismo e Esportes; Articulação Social e Orçamento Participativo; Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas para Juventude e Lazer) poderão vir a ser fundidas ou absorvidas por outras, no caso de Dinaldinho pretender fazer uma reforma administrativa. Duas autarquias importantes também ainda estão por preencher, casos de STTRANS e PatosPrev, mais importantes do que algumas secretarias. As secretarias que possam surgir, se ocorrer realmente uma reforma, poderão só vir a ser preenchidas depois da aprovação das leis que as criem. Mas as secretarias já consolidadas e as que venham a absorver outras, parcial ou totalmente, provavelmente terão seus titulares indicados até o final do ano. De qualquer maneira, haja Lexotan para os candidatos a secretários ou a participantes do segundo escalão. Mas, ainda restam quase dois meses para fechar o ano. O Facebook do prefeito eleito tem sido consultado a toda hora, por jornalistas e candidatos a cargos. É no Face que surgem as novidades.

Comentário do programaA expectativa cria também frustrações. Aqui acolá se ouve uma crítica por conta de alguma escolha. Uma das secretarias adjuntas foi objeto de críticas sob alegação de que a indicada era peemedebista, inclusive tendo ocupado cargo em administração do PMDB. Esquecia, entretanto, de que tratava-se de uma pessoa altamente preparada e experiente, o que deve ter sido o  motivo da escolha. Outra sofreu crítica por ser de fora, esquecendo que Dinaldinho já prevenira que iria buscar algumas pessoas de fora, mas com experiência em administração pública. Uma das últimas escolhas foi motivo de rebuliço, novamente sob a acusação de ligações com a administração anterior. Ninguém falava em competência. Mas diante deste argumento que a escolha talvez fosse baseada não competência, a resposta foi que havia entre os partidários do prefeito muitas pessoas com experiência. Claro que há outros motivos por trás de cada escolha. Além da competência, a experiência, a confiança, o conhecimento anterior dos problemas que vão ser enfrentados, uma indicação que se precisa levar em consideração e assim por diante. A fidelidade partidária nem sempre é suficiente, quando às vezes, somos traídos por quem menos esperávamos. Quantos “amigos fiéis” que terminaram dando as costas a Dinaldo Wanderley, por exemplo, na primeira oportunidade, muitas vezes depois de terem se aproveitado de sua amizade para se beneficiarem. São muitas variantes a observar na hora de escolher os auxiliares.  (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *