Senador da Rede apresenta voto favorável à PEC do fim do foro privilegiado

By | 13/11/2016 5:48 am

 

 

(Veja comentário no final)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) leu nesta quarta-feira (9), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o relatório dele sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 10/2013, que estabelece o fim do foro por prerrogativa de função no julgamento de crime comum praticado por autoridade.

Randolfe deu voto favorável à proposta do senador Alvaro Dias (PV-PR) e acatou três emendas para ajustes na redação com apresentação de substitutivo. Em seu parecer, o relator defende a igualdade de todos perante a lei e aponta a prática de países democráticos que são exemplos para o Ocidente, onde não existe foro privilegiado, considerado “anacrônico, imoral e despropositado mecanismo”.

O relatório também destaca “as dificuldades que a classe política enfrenta no alvorecer das operações que tentam passar a limpo os subterrâneos do poder”. No entendimento do senador, por isso mesmo a aprovação da medida se torna ainda “mais importante e premente”.

— A leitura do relatório já é uma conquista civilizatória, no sentido de dar o primeiro passo para aprovar o fim do foro privilegiado — comemorou Randolfe.

O presidente da CCJ concedeu vista coletiva  para que os senadores façam uma análise do parecer antes da votação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Comentário do programa – O foro privilegiado é um estímulo à impunidade. Atualmente o Supremo Tribunal Federal (STF) está congestionado de processos de políticos corruptos, que poderiam ser julgados na primeira instância, desafogando a justiça já que tais processos seriam distribuídos por inúmeras instâncias judiciais, julgando cada um no local onde o crime fosse cometido. Ao contrário do que ocorre agora quando os processos contra deputados e senadores, por exemplo, são todos julgados pelo STF. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *