(Luiz Gonzaga Lima de Morais)
Recebi com muita honra o convite para coordenar a área de comunicação do governo de Dinaldinho Wanderley. Isto representa para mim o coroamento de uma carreira que tenho exercido de forma paralela às minhas outras atividades. Ao longo dos últimos quarenta e cinco anos, tenho sido ao mesmo tempo professor e jornalista, bancário e jornalista, auditor fiscal e jornalista. Agora, embora dedique uma parte do tempo a colaborar com um grupo de amigos que me acolheu, quando eu beirava a inatividade, vou me dedicar, na maior parte do tempo, a exercer aquilo que sempre foi a minha “cachaça”, o jornalismo. E no lado mais difícil do jornalismo, por trás da “vidraça”. Antes quase sempre exerci um jornalismo crítico, sem ser destrutivo, pois criticava e apontava, dentro dos meus conhecimentos, possíveis soluções. E, quando eram adotadas estas ou outras soluções que resolviam o problema, eu registrava as iniciativas tomadas.
Quem me conhece de mais tempo sabe do meu amor pela cidade de Patos. Sou talvez um caso único de funcionário do Banco do Brasil, que trabalhou três vezes na agência de Patos. Dos meus vinte e seis anos de Banco, quase dez eu dediquei a Patos. Como auditor do trabalho, durante vinte anos, passei a ser a cara do Ministério do Trabalho em Patos, pela constante presença na cidade. Nos tempos pioneiros do PT, nas décadas de oitenta e noventa, apresentei meu nome por duas vezes como candidato a vereador, chegando a uma primeira suplência em 1992, quando o PT elegeu seu primeiro vereador em Patos, Bonifácio Rocha. Nos últimos vinte e sete anos sempre mantive uma residência alternativa em Patos, quando aqui não residia efetivamente. Por isso tenho acompanhado de perto o desenvolvimento da nossa cidade. Os problemas que surgem e as soluções que se lhe dão. Sempre esperando que ela seja cada vez melhor. Agora chegou a oportunidade de participar do esforço que promete Dinaldinho empreender para fazer de Patos, uma cidade melhor para os nossos amigos, parentes e conterrâneos. Uma cidade onde funcionem plenamente a saúde, a educação, o transporte coletivo, o lazer, a limpeza pública, o bem estar da população de modo geral. Onde haja estímulo para o meio ambiente, para a cultura, para os esportes.
Podem pensar que estamos querendo demais, mas esta é a intenção de Dinaldinho e que ele tem transmitido para a equipe que está montando. E isto é possível, apesar da crise e das dificuldades, desde que a população se engaje neste esforço e colabore com a administração, o que temos certeza de que fará. Por que o que se lhe promete e o que se fará é um governo para todos.
E qual a nossa parte neste esforço? A participação do setor que me cabe coordenar é exercer plenamente a comunicação. Não usando uma via única de fazer propaganda de quem governa. Mas usando uma via dupla, onde se escuta a população e se lhe dá respostas. Não a resposta evasiva com promessas ocas, mas a resposta com ação e solução. Vamos ouvir todas as manifestações da população. Na imprensa, nas redes sociais, na Câmara de Vereadores, nos “papos” no mercado, nos bares, nos espetinhos, nas filas de banco, nas ruas e praças, nos salões de barbeiro e cabelereira, nas salas de espera de consultórios médicos, nos postos médicos, nos hospitais e maternidade, nas escolas, onde quer que o povo esteja, converse, fofoque ou murmure. Todas as reclamações serão anotadas e analisadas e se buscará solução para aquilo que depender da administração municipal ou se encaminhará para o nível de governo a que competir a solução. Os problemas são muitos, todos temos disso consciência, mas a vontade de resolvê-los é proporcional, tanto de parte de Dinaldinho, como da equipe que está montando para trabalhar com ele.
Contamos com uma equipe de profissionais de imprensa para fazer esta comunicação em duas vias de parte da administração, mas é imprescindível a colaboração dos companheiros de imprensa que nos seus veículos repercutirão as informações que lhes forneceremos. E temos certeza de que os esforços da administração terão o tratamento merecido de parte de profissionais dedicados a um jornalismo sério e independente. Haverá sempre os descontentes, mas esperamos que se dobrem à realidade dos esforços da nova administração em proporcionar a mudança de que Patos precisa. Esperamos de todos um jornalismo crítico e ético como é da essência da profissão, mas que seja também construtivo como é o ideal dos verdadeiros profissionais.
Aproveito o ensejo para agradecer a todas as manifestações que recebi, pessoalmente, por telefone ou pelas mídias mais diversas, por conta do anúncio da escolha do meu nome para participar do Governo de Dinaldinho Wanderley. Recebi com uma missão. Farei tudo para não os decepcionar.
Para os meus ouvintes e leitores, uma promessa. Continuarei com a REVISTA DA SEMANA e com o BLOG DA REVISTA DA SEMANA, onde procurarei “separar as coisas”. Para os telespectadores da TV SOL e leitores do PATOS ONLINE prometo também continuar, dentro das minhas disponibilidades de tempo. Também “separando as coisas”.