(Veja comentário no final)
A Câmara Municipal de Patos, através de Requerimento apresentado pelo vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, Inácio de Gelo (PMDB), realizará nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, a partir das 19h, Audiência Pública com o objetivo de debater o transporte de passageiros por meio de táxi lotação e a regulamentação do mesmo.
De acordo com o autor da propositura, “este é um debate que deve ser feito com a participação não apenas dos taxistas que trabalham com esse serviço, mas de todos que fazem transporte público na cidade e, principalmente, dos usuários”.
“O táxi lotação atende a população de Patos desde os anos de 1970, quando ainda não havia STTrans, nem coletivos. Ao longo desses anos, os proprietários desses veículos assumiram compromissos para renovação de frota, adquirindo automóveis através de incentivos financeiros e, com isto, essas pessoas teriam um prejuízo imenso se esse serviço tiver que parar. Além do taxista, a população e o próprio município perdem com a proibição da circulação desses táxis lotação, uma vez que estes fazem o transporte mais rápido e seus proprietários investem os valores arrecadados no comércio da cidade”, argumentou Inácio.
O parlamentar acrescentou que a discussão foi proposta no sentido de que se possa contar com a participação de todos para que, juntos, se chegue a uma solução que não seja prejudicial para os taxistas, a empresa de ônibus, a cidade e, principalmente, a população, que poderá optar pelo transporte que preferir.
(Ascom | Câmara Municipal de Patos)
Comentário do programa – A discussão tem que ser racional. Se liberarem totalmente o serviço de táxi lotação vão inviabilizar o transporte coletivo através de ônibus. A pretensa sobrevivência de uns poucos vai prejudicar toda a população, principalmente idosos e deficientes, estudantes e trabalhadores, que dependem de isenções, meias passagens e vales transportes, que não são proporcionados pelos serviços de táxis. O táxi lotação tem que ser um serviço suplementar, proporcionado em linhas não servidas pelos transportes coletivos convencionais. É assim que acontece na maioria das cidades que o permitem. Uma permissão irresponsável do táxi lotação será fatal para o transporte proporcionado pelos ônibus. Para quem pode pagar é indiferente um ou outro. O táxi lotação chega a ser mais rápido e barato. Mas para o idoso que depende de isenção, para o estudante que teria direito à meia passagem e para o trabalhador que teria direito ao vale-transporte, a extinção do serviço de ônibus coletivo é fatal. A não ser que os táxis lotação queiram carregar os idosos e deficientes de graça, os estudantes pagando a metade e que a lei lhes permitisse acolher o vale transporte. (LGLM)
Discussão Extemporânea! Há muito tempo TÁXI LOTAÇÃO faz parte do cotidiano da “Morada do Sol”(Patos-PB).
Ao contrario, Ataimar. Discussao muito pertinente. O lotaçao nunca foi regulamentado e inviabiliza o transporte coletivo, por isso tem que ser regulamentado.
Verdade, Luiz. Um problema que distância de longas datas e que precisa de solução.
Câmara de Vereadores de Patos-PB VERSUS Transporte Público – Olha! Agora é pra valer: ônibus, táxi lotação, e até o “NATAL o Uber.
VERDADE , SE A CAMARA APROVAR EU DAREI DOIS MESES PARA A EMPRESA TRANS BRAS IR EMBORA DAQUI , NAO DUVIDEN
OS ÔNIBUS ESTÃO CIRCULANDO COM UM OU DOIS PASSAGEIROS. PATOS DESORGANIZADA DO JEITO QUE É NÃO TEM A MENOR CONDIÇÕES DE UMA EMPRESA DE ÔNIBUS COLETIVO.
A solução é transporte público gratuito.
AI DE GRAÇA JA TA ACANALHANDO.
Não entendi por que se é um direito do trabalhador o seu deslocamento até o local de trabalho.
Para isso, Murilo o Governo subsidia uma parte do vale transporte juntamente com o patrão.
Perfeitamente. Só é totalmente de graça as bençãos Divinas.