(Veja comentário no final)
A vereadora e presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues (PMDB) apresentou um Projeto de Lei de n° 145/2015 que dispõe sobre a afixação de placas com preços estabelecidos para o serviço de táxi, moto táxi e transporte coletivo no âmbito do município de Patos.
A parlamentar mirim explicou que o PL foi uma reivindicação por parte da população, tendo em vista a inconstância de valores mediante as corridas.
A vereadora garantiu que o Projeto de Lei visa a afixação das placas nas praças de corridas de táxi e mototáxi para que os clientes já tenham acesso à informação preliminar. A vereadora Nadir Rodrigues retirou o PL da pauta desta quinta-feira, dia 1° de dezembro, quando estava em discussão e em segunda votação, pois, julgou prudente uma melhor discussão entre os pares da Casa.
“A gente observou que estava havendo uma divergência em relação ao nosso projeto e eu retirei para que seja comunicada a todos os pares desta Casa e pedir o apoio a todos os pares para que a gente possa aprovar esse projeto para beneficiar o povo patoense, pois, é o povo quem quer saber o valor de cada transporte que ele quer acionar”, pontuou a vereadora.
(Mais Patos)
Comentário do programa – Concordo com a vereadora com relação à necessidade de informação. No caso dos taxistas a lei federal já dá uma solução que, não sei por que, não se implanta em Patos: o uso obrigatório do taxímetro nas cidades com mais de cinquenta mil habitantes. Com relação aos moto táxi e táxis lotação, eles deveriam conduzir uma cartela com os preços das taxas que podem cobrar. E deveriam exibi-la na hora em forem abordados. Nos ônibus a mesma cartela seria exibida nas laterais do veículo e ao lado do cobrador ou do motorista. No projeto original se propunha a colocação de placas nas praças de táxi e moto táxi, mas esqueciam que muitos abordam os profissionais fora das “praças”. (LGLM)