O Ministro da Educação, José Mendonça Filho, e o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes, estiveram juntos para solenidade de assinatura do termo para liberação de recursos para construção do Campus do IFPB na cidade de Santa Luzia (PB). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 28, na casa de eventos Festas e Cia, em Santa Luzia.
Durante entrevista, o Ministro da Educação descartou a possibilidade de desmembramento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para criação da Universidade Federal do Sertão. De acordo com o Ministro, não há nenhuma discussão em relação a isso. Já o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, também descartou a criação do IFSertão. A criação da UFSertão, bem como o IFSertão podem abrir possiblidades de expansão e melhoria da educação em nível superior, pois, atualmente, o lobby existente em Campina e João Pessoa tem dificultado o processo de crescimento no sertão paraibano.
Os recursos oriundos do Governo Federal para construção do Campus do IFPB em Santa Luzia giram em torno de 14 Milhões de Reais e teve o empenho do Deputado Federal Efraim Filho (DEM) para se concretizar. Na solenidade, presença do Governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), do Deputado Federal Pedro Cunha Lima (PSDB), do prefeito de Santa Luzia, José Aldemir, de diversos deputados, entre estes Nabor Wanderley (PMDB), Dinaldinho Wanderley (PSDB), Ricardo Barbosa (PSB), além de secretários de estado, prefeitos da região, dentre outros.
A solenidade foi bastante prestigiada e permitiu discursos em torno da educação e da importância desta para o progresso do Brasil. A previsão de conclusão das obras de construção do Campus do IFPB em Santa Luzia gira em torno de dois anos, no entanto, o IFPB já funciona de forma provisória em escola cedida pelo próprio município.
(Jozivan Antero – Patosonline.com)