As contas de 25 cidades paraibanas foram bloqueadas por decisão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) nesta quinta-feira (29). Um comunicado ao Banco do Brasil foi enviado pelo presidente em exercício, conselheiro André Carlo Torres.
Com o bloqueio, as prefeituras das cidades não poderão ter acesso a recursos extras como o dinheiro proveniente da multa da repatriação, que teve liberação autorizada pelo Governo Federal. De acordo com o comunicado, foram constatadas irregularidades nos balancetes referentes ao mês de outubro. O dinheiro das prefeituras deverá ser liberado somente para pagamento dos servidores públicos.
Dentre as cidades que tiveram suas contas bloqueadas estão Areia, Cajazeiras, Conde, Itabaiana, Patos, Pombal, Santa Rita, São Bento e Sousa.
Ainda no mês de dezembro as contas de 67 municípios haviam sido bloqueadas por inconsistências nos balancetes também do mês de outubro. Posteriormente as contas foram liberadas, mas agora alguns municípios voltaram a ser impossibilitados de movimentar suas contas.
Comentário do programa – Como ficou bem claro na notícia, o bloqueio das contas foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado por conta de irregularidades encontradas no balancete do mês de outubro de 2016 e não regularizadas a contento pela administração interina, conforme o TCE. (LGLM)