A primeira chuva caída em Patos este ano, apesar de intensidade inferior a 100mm, se constituiu num teste importante, para as estruturas da cidade e para a atuação do novo governo.
Iniciada a chuva, por volta das vinte horas desta segunda-feira (09) começaram a aparecer problemas em alguns locais. O canal do Frango, embora não transbordasse, ficou cheio e o represamento em algumas ruas provocou alagamento em duas casas na comunidade Dom Bosco. Uma loja de revenda de veículos no bairro do Jatobá teve parte de sua cobertura derrubada. Muros de casas ruíram. Faltou energia em várias ruas da cidade. A UPA do Campo da Liga ficou alagada. O PA Maria Marques teve alagamento nas partes mais baixas sem prejudicar o atendimento normal dos pacientes que o procuraram. Parte do tapume do Teatro caiu impedindo a passagem de veículos por suas laterais.
Quando começaram a aparecer os primeiros problemas, o prefeito Dinaldinho Wanderley acionou a sua equipe e passou a percorrer todos os locais onde se previam problemas e aqueles onde efetivamente aconteceram. Percorreu as adjacências do Canal do Frango, foi ao Morro, esteve na loja parcialmente desmoronada no Jatobá, visitou o PA Maria Marques e outros locais onde aconteceram incidentes. Em todos eles determinou providências.
Desde o aparecimento dos primeiros problemas, a Defesa civil, as Secretarias de Infraestrutura, de Saúde, de Agricultura, de Desenvolvimento Social, de Serviços Públicos, de Desenvolvimento Econômico, a STTRANS junto com o pessoal do Gabinete, passaram a agilizar providências para minimizar os problemas que ocorreram em praticamente toda a cidade.
Uma equipe da Defesa Civil, da STTRANS e de várias secretarias passou a noite de plantão e de sobreaviso acompanhando problemas e tomando providências, ”nós tivemos a preocupação de colocarmos a defesa civil, a infraestrutura, os serviços públicos e o SAMU a disposição da população e alertamos todos os nossos serviços para que fiquem de prontidão para qualquer dano ou problema que possa ocorrer no nosso município”, destacou o prefeito Dinaldinho.
Dando continuidade ao planejamento das ações, o prefeito Dinaldinho, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (10) com representantes da Defesa Civil e de várias secretarias para fazer uma avaliação dos estragos provocados pela chuva, das providências já tomadas e determinação de outras medidas que se tornem necessárias.