A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Paloma Lustosa, e o Gerente Municipal de Indústria e Comércio, Alex Nunes, concederam entrevista, na manhã desta quarta-feira (11), no programa Paraíba Verdade da Rádio Arapuan FM de Patos.
Na ocasião, foram abordados os projetos que a secretaria planeja para a cidade de Patos. Ao serem indagados sobre o que foi definido como prioridade na gestão do prefeito Dinaldinho Wanderley, a secretária, Paloma Lustosa, falou que o ponto de partida será trazer desenvolvimento para a cidade e buscar parcerias. “Foi definido que a gente tem que desenvolver a cidade, firmar parcerias, principalmente. Já que a secretaria não tem muitos recursos, a gente está buscando parcerias junto à FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba), ao SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ao SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)”, comentou.
Dando continuidade a sua fala, a secretária ainda expôs que, em reunião com o SEBRAE Patos, foi colocado que a secretaria planeja abrir a ‘Sala do Empreendedor’, a fim de prestar assistência aos empreendedores do município. “Nós já nos reunimos com o SEBRAE. Estamos querendo abrir a ‘Sala do Empreendedor’ em Patos que é pra exatamente desburocratizar e trazer a formalização dos microempresários, dos pequenos comerciantes também. Como Patos é uma cidade basicamente comercial, então a gente quer fazer com que esse pessoal tenha espaço e a gente vai fazer de tudo para ajudá-los”, completou.
Ao serem abordados sobre possíveis empresas que virão para Patos, e que podem gerar emprego e renda para a população, o Gerente Municipal de Indústria e Comércio, Alex Nunes, falou que será montada uma plataforma com todos os pontos atrativos em Patos para as grandes empresas e serão dados incentivos para a abertura de empresas no município, inclusive as pequenas, com o microcrédito, “vamos montar agora uma plataforma pra pegar todos os dados positivos de Patos, porque hoje Patos tá no meio do estado da Paraíba e ela difunde para vários estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará então, por questões de logística de Patos, não tem nada melhor. Então vamos buscar novas empresas”, comentou.
Complementando o tema, a secretária, Paloma Lustosa, ainda expôs que não só as grandes empresas terão atenção, mas também os empresários locais. “Não só grandes empresas e grandes projetos que venham pra Patos, mas a gente também quer trabalhar o empresário local. A gente tá com um projeto de fazer um conselho deliberativo, consultivo com os empresários de Patos, sem nenhuma remuneração por parte da prefeitura, apenas pra que eles participem da gestão junto conosco e tragam suas ideias, suas dificuldades, o que é que a gente pode ajudar. A secretaria quer ser justamente a ponte entre o empresário e a prefeitura de Patos”, completou.
Referindo-se à inserção dos jovens no mercado de trabalho, a secretaria pretende oferecer o programa ‘Jovem Cidadão’ que tem como objetivo capacitar os jovens para o primeiro emprego e implantar o SINE municipal. “A gente tem um projeto que a gente tá querendo trazer que é o Jovem Cidadão que é pra qualificar o jovem e fazer com que ele possa se inserir no mercado de trabalho. Também vamos buscar parceria com os SENAC e com o SEBRAE pra capacitar o pessoal pra que a gente possa trazer uma melhor qualificação pra esses grandes empreendimentos que tem pra Patos. A gente quer fazer um SINE Municipal pra que a gente possa fazer um cadastro desse pessoal, pra que os empregos gerados em Patos fiquem com as pessoas de Patos e da região”, enfatizou.
O Gerente Municipal de Indústria e Comércio, Alex Nunes, aproveitou o momento para adiantar que a secretaria pretende implementar na cidade quatro grandes eventos. “Estamos com projeto de fazer quatro grandes feiras em Patos. Entramos em contato com alguns empresários da indústria farmacêutica. Vamos criar aqui uma feira da Indústria Farmacêutica conjuntamente com a feira de Cosméticos; vamos fazer a feira da Construção Civil; e três meses depois, uma feira de calçado e de moda e posteriormente, juntamente com o SEBRAE, a feira do empreendedor”, finalizou.